Terapeuta italiana promove palestra sobre o poder da mente na Capital

Desvendar os mistérios da mente humana é um desafio proposto há milhares de anos pela psicologia, pela filosofia e pela mais diversas religiões. Compreender “o lado negro da força” dentro de cada um e que muitas vezes leva as pessoas a auto-sabotagem, fazendo ou dizendo coisas das quais se arrependem depois, é um dos temas abordados pela terapeuta italiana Luisa Berrino em sua palestra, “Como aumentar a própria auto-estima”, que acontece na próxima segunda-feira (11), na Livraria Leparole, em Campo Grande.

No Brasil há dois anos, a especialista em terapia de dianética, explica que a mente é uma ferramenta pouco conhecida por seus usuários, no entanto, é ela o fator determinante pelos sucessos ou fracassos cotidianos, “A mente é um arquivo virtual onde a gente guarda todas as experiências que nos aconteceram na vida, tanto boas quanto ruins, e essas experiências ruins, de dores físicas e emocionais afetam as pessoas mesmo sem ela saber”.

Luisa iniciou seus estudos há 15 anos na Itália, trabalhando no Centro de Dianética de Turim e dos Estados Unidos. Ela classifica a baixa estima como resultado de processos dolorosos, como perdas de ordem financeira ou afetiva. Durante a palestra ela abordará como isso atrapalha a vida das pessoas em diversos níveis, suas causas, sempre situadas no passado, e a importância de entender a própria mente, pois “é ali que estão suas habilidades”, enfatiza a terapeuta.

Na dianética, segundo Berrino, a mente é dividida em duas partes, a analítica e a reativa. A parte analítica é como o nome sugere a parte consciente, que analisa e busca as melhores soluções em todas as situações, Já a reativa, é a que grava apenas os momentos dolorosos e usa essas gravações sem você querer, “Nos momentos de angústia e preocupação ocorre um abaixamento da consciência fazendo com que a mente reativa tome o controle”.

O objetivo da dianética é descarregar essa carga dolorosa e causar no indivíduo um alívio, ajudando-o a lidar com as lembranças ruins sem o aspecto da dor, “É uma terapia natural, muito prática e eficaz, que, recupera a força vital e aquele entusiasmo tão típico de quando você é criança, por exemplo”.

Um detalhe narrado por Luisa foi a surpresa quando chegou ao Brasil e viu que aqui o assunto é muito pouco conhecido. Escrito por Lafayette Ronald Hubbard, o livro “Dianética – A Ciência Moderna da Saúde Mental”, que é a base dos estudos da terapia, foi lançado em 1.950 nos EUA, tornando-se um grande sucesso editorial. O livro já vendeu mais de 22 milhões de cópias no mundo sendo traduzido para 52 idiomas. Hubbard é conhecido principalmente por ser o fundador da Cientologia, religião de Tom Cruise e John Travolta.

Futuramente a terapeuta afirma que pretende montar grupos de estudos sobre a dianética.

Serviço

A palestra gratuita acontece no dia 11 de maio (segunda-feira) às 19h00 na Livraria Leparole, que fica na Rua Euclídes da Cunha, 1126 – Jardim dos Estados, Campo Grande – MS.

Mais informações no site http://libertarse.wix.com/dianeticaterapia.

Luana Campos

Comentários

comentários