TAM deve cortar funcionários e reduzir voos: “cenário econômico desafiador”

20tamA companhia aérea TAM vai reduzir suas operações domésticas em até 10%, e poderá cortar até 2% de seu quadro de funcionários. O anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira (20), justificando que a medida está sento tomada “diante de um cenário econômico desafiador no país”.

O corte nas operações será gradual, de acordo com a empresa. Com isso, a oferta da TAM no mercado doméstico deve cair ente 2% e 4%. De acordo com nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no entanto, a TAM não deixará de operar em nenhum dos destinos atuais.

A empresa diz que os cortes de funcionários não atingirão a tripulação, dados “os planos de crescimento de médio prazo”, e promete apoiar os demitidos com recolocação profissional.

A Abear, associação de empresas do setor aéreo, afirmou em abril que as companhias devem faturar menos em 2015 caso a atual tendência de queda nas tarifas continue.

De acordo com a entidade, a atividade econômica lenta fez com que a demanda corporativa (compras feitas por empresas ou a negócios) caísse “brutalmente” da proporção normal de 70% para 50% no momento, ficando ainda menor em alguns voos.

No primeiro trimestre deste ano, a Latam – companhia consolidada que inclui a TAM e a Lan – registrou um prejuízo líquido de US$ 40 milhões.

G1

Comentários

comentários