Software usado por Stephen Hawking para falar está disponível de graça

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, uma das figuras mais conhecidas e importantes do mundo, interage com as outras pessoas usando um software que converte frases em fala.

Com uma câmera acoplada aos óculos de Hawking, a tecnologia seleciona letras na tela e forma frases que são convertidas em fala. Ele se comunica dessa maneira há anos, participando de palestras, entrevistas, debates e até escrevendo seus livros.

A ELA é uma doença degenerativa rara. Existem poucos estudos a respeito e, por isso, ainda estamos muito distantes da sua cura. A doença compromete a fala e os movimentos, dificultando uma comunicação eficiente conforme sua evolução.

O software desenvolvido pela Intel agora está disponível de graça. O Assistive Context-Aware (ACAT) permite que os usuários usem computadores com poucos movimentos físicos.

“Nossa esperança é que, ao deixar a plataforma configurável em código livre, os desenvolvedores vão continuar expandindo o sistema e adicionando novas interfaces para os usuários, novas modalidades de sensibilidade, predição de palavras e outros recursos”, comentou Sai Prasad, dono do ACAT, no site da Intel.

via [VÁ de cultura]

Comentários

comentários