Setembro Amarelo: Governo promove palestras de prevenção ao suicídio

Silvio Ferreira, com informações Assessoria SAD/MS

Setembro Amarelo – “Suicídio: Falar é a melhor solução”

O boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde registrou 62.804 casos de suicídio no Brasil entre 2011 e 2015. Das cerca de 11 mil pessoas mortas por ano no país, segundo o boletim, 79% são homens e 21% mulheres.

Diante de números tão alarmantes, a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) realiza na quinta-feira (28), duas palestras dentro da programação do Setembro Amarelo, campanha de de prevenção ao suicídio promovida pelo governo estadual.

A primeira, “Métodos e Formas de Prevenção ao Suicídio”, ministrada pelo professor, pesquisador e coordenador do curso de prevenção ao suicídio do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Edilson dos Reis, que também é capitão capelão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MS), terá como tema a importância da valorização da vida.

A palestra seguinte, “Saúde Mental, Depressão e Qualidade de Vida”, será apresentada pelo Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, psiquiatra PhD em Saúde Mental, especialista em Medicina do Sono e professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos”, De acordo com o titular da SAD, Carlos Alberto de Assis. “Nosso objetivo é levar conhecimento e esclarecimentos sobre esse tema que precisa ser debatido entre os colegas de trabalho, entre os amigos e dentro de casa”, destacou.

Serviço – As palestras terão início às 8h30 no auditório Germano de Barros, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail icorrea@sad.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3318-1413.

Comentários

comentários