Senai de Rio Verde qualifica internos de presídios de São Gabriel e Coxim

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Senai de Rio Verde levou cursos gratuitos de qualificação profissional para os internos do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste e do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim como parte da política de inclusão social de pessoas que estão à margem da sociedade. “Trata-se de uma iniciativa inédita do Senai na região norte do Estado, onde buscamos oferecer educação profissional e tecnológica a um público com características tão especiais, como é o trabalhador privado de liberdade”, destacou o gerente do Senai de Rio Verde, Valter Costa de Almeida.

Ao todo foram qualificados profissionalmente 29 presidiários nos cursos de pintor de obras imobiliárias e encanador instalador predial, sendo 18 mulheres e 11 homens. No caso do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste, as internas foram capacitadas, no período de dois meses, de novembro a dezembro de 2015, no curso de pintor de obras imobiliárias, enquanto no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim os presidiários foram formados no curso de encanador instalador predial, realizado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Valter Costa reforça que, em ambos os casos, os presidiários foram preparados para trabalhar na indústria da construção civil após cumprirem suas penas. “Os alunos passaram por uma capacitação teórica e prática ministrada por instrutores extremamente qualificados, sendo que ainda foram submetidos a momentos práticos, recebendo uma bolsa auxílio do Pronatec”, informou, completando que o sucesso das duas primeiras turmas de presidiários motivou os diretores dos dois estabelecimentos penais a solicitarem a realização de novos cursos ao longo deste ano.

Coxim

No caso do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, o curso de encanador instalador predial foi realizado nos períodos matutino e vespertino, com carga horária de 250 horas-aulas. “Ao longo da formação, os instrutores abordaram segurança do trabalho, meio ambiente, atitudes empreendedoras, instalações prediais de águas, instalações hidro sanitárias, dentre outras técnicas de instalações hidráulicas prediais”, ressaltou o gerente do Senai de Rio Verde.

Já a assistente social Ana Alves Gomes de Carvalho, que atua no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, afirmou que o curso foi um sucesso, contemplando todas as expectativas dos presidiários. “Os alunos se dedicaram e sem dúvida serão excelentes profissionais. Foi uma parceria que deu certo e esperamos novos cursos”, declarou.

O diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, Edilson Ferreira, relata que a parceria com o Senai de Rio Verde foi excelente desde o princípio. “A organização e a metodologia de ensino são elogiáveis. O aproveitamento dos alunos foi ótimo e tivemos 100% de satisfação com todos muito empenhados. Contamos com essa parceria para outros cursos”, afirmou.

Fiems

Comentários

comentários