Semed inicia campanha para a devolução do livro didático nas escolas

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início à campanha “Passe o conhecimento adiante, devolva o livro didático” que, como o próprio nome diz, visa à devolução do livro didático nas secretarias das escolas da Reme. Os alunos têm até o dia 7 de dezembro para tomar esta atitude.

Durante três anos, os livros didáticos são repassados entre os alunos. Após este período, uma nova remessa de livros chega às escolas, após estudos para avaliar a substituição que será feita, levando em conta a atualização do conteúdo. O Ministério da Educação (MEC) publica o “Guia de livros didáticos” com resenhas das coleções aprovadas. A publicação é encaminhada às escolas, que escolhem os livros que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

download (2)

Todos os anos há uma regra para a devolução. Nesse ano, os alunos do 1º ao 5º ano não farão a devolução, pois fechou o triênio. Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental vão devolver os livros das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os alunos do Ensino médio não precisam devolver apenas o livro de Língua Estrangeira, Sociologia e Filosofia uma vez também são usados para exercícios e, por isto, ficam impossibilitados de ser reutilizados por outro aluno.

Depois da devolução, os professores continuam trabalhando com os livros, mas fazendo a devolução em sala de aula ou realizam outras atividades pedagógicas de fim de ano. O aluno em recuperação continua com o livro didático e devolve posteriormente, após as provas.

PMCG

Comentários

comentários