Semana da Conciliação começa hoje com 265 audiências agendadas na Capital

Ação acontece na Capital em apenas um local
Ação acontece na Capital em apenas um local

Os próximos cinco dias tem programado a realização da 11ª edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Poder Judiciário brasileiro em parceria com o Conselho Nacional da Justiça (CNJ). Em Campo Grande, a ação acontece desta segunda-feira a sexta-feira (25), com pelo menos 265 audiências já agendadas especificamente. As tratativas serão ‘em separado’ em uma Central de Conciliação em MS (Cecon), instalada no prédio da universidade Uniderp. Serão realizas audiências durante o dia todo, em processos da Justiça Federal e do Juizado Especial Federal, com a finalidade de solucionar, de forma pacífica, ações judiciais e pré-processuais – aquelas ações que ainda não foram ajuizadas.

A Semana já tem a quantia de audiências marcadas, mas o cidadão ou a instituição que tenha interesse em incluir seu processo na Semana Nacional de Conciliação deve procurar o tribunal em que o caso tramita, a fim de verificar se existe a possibilidade de inserir a causa na pauta.

De acordo com o supervisor da Cecon/MS, Celso Neves, estão agendadas 265 audiências, motivadas por causas como danos morais, renegociação, inadimplência de empréstimos consignados e cartão de crédito e outras pendências financeiras demandadas por conselhos profissionais ou relacionadas ao Programa de Arrendamento Residencial da Caixa. Destas, 34 sessões serão realizadas via videoconferência, recurso que começou a ser utilizado em 2016 pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.

O supervisor da Cecon/MS, explica que a conciliação é considerada um método de solução de conflitos que promove a pacificação social, a conciliação possibilita que as partes entrem em acordo por meio do diálogo, o que auxilia na redução do número de processos judiciais. “A audiência é feita com a presença de um conciliador, certificado pelo CNJ, e o resultado homologado pelo Juiz Federal, coordenador do núcleo”, disse Celso Neves.

O cidadão ou a instituição que tenha interesse em incluir seu processo na Semana Nacional, como já dito, deve procurar o tribunal em que o caso tramita, para inserir a causa na pauta. Se for conseguido que se tenha ou posso fazer o enaminhamento, o próximo passo é enviar uma mensagem para o correio eletrônico [email protected], com o número do processo, o nome da parte, o CPF, o número do contrato e o telefone. A Justiça Federal entrará em contato com as autarquias e entes federais.

SERVIÇO – 11° Semana Nacional de Conciliação na Uniderp

Data: 21 a 25 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: NuPrajur – Uniderp Matriz
Endereço: Rua Ceará, 333 – subsolo do bloco 8

Comentários

comentários