Sectei realiza Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Campo Grande recebe a 13ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia iniciada na quarta-feira (19), com término previsto para hoje (21). O evento que é realizado pela SECTEI (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), ocorre no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, que conta com a presença de dezenas de estudantes do Mato Grosso do Sul, bem como exposições científicas que levam o tema “A Ciência alimentando o Brasil”.

Alunos apresentam projetos tecnológicos
Alunos visitam o local da exposição para conhecerem os projetos (Foto: Jefferson Parreira)

De acordo com a Isabela Porto, professora do Instituto de Física da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e coordenadora da Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande, a Sectei reuniu todas as instituições de ciência e tecnologia do Estado para realizar o evento. A Semana conta com o apoio de professores da área de física, engenharia ambiental e engenharia de produção, bem como o de profissionais ligados às áreas dos temas trabalhados no local.

Objeto simula ação do efeito estufa (Foto: Jefferson Parreira)
Objeto simula ação do efeito estufa (Foto: Jefferson Parreira)

Ainda segundo a professora, dentre os objetos criados e apresentados no memorial, a exposição conta com materiais que simulam o efeito estufa, e tem a finalidade de utilização na cozinha. No local também há exposições de trabalhos voltados para o tema astronômico, com finalidade de estudo às estações do ano, beneficiando assim a agricultura.

Os alunos explicam o funcionamento de diversos aparelhos da cozinha, como por exemplo, o forno microondas e o refrigerador. “Aproveitamos a temática da alimentação, para mostrar como a ciência faz as coisas funcionarem”, conta a coordenadora.

Isabela explica que o principal objetivo do evento é fomentar na população em geral o interesse e o conhecimento científico em si, além de despertar a curiosidade nas pessoas e em especial nas crianças e adolescentes, o interesse pela ciência.

Comentários

comentários