Secretário afirma que enfermeiros em greve não estão cumprindo determinação da Justiça

Durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da Capital FM, e ao portal Página Brazil o secretário municipal de saúde, Jamal Salem, reclamou do não-cumprimento por parte dos enfermeiros da capital, da manutenção de um percentual mínimo de profissionais em serviço durante à paralisação. “A Justiça determinou que eles mantenham 80% dos enfermeiros trabalhando para realizar os serviços básicos, mas eles mantem apenas 30%. A população está reclamando da demora no atendimento até para a triagem inicial e procedimentos como vacinação”, relatou o secretário.

Dr.Jamal - tópico

Nesta quinta-feira, durante sessão itinerante da Câmara Municipal de Campo Grande realizada na sede do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) em Campo Grande, em que os vereadores da capital discutiram as reivindicações dos enfermeiros, o representante da categoria, Henderson Fritz, negou que os enfermeiros estejam conduzindo a paralisação em desrespeito à determinação legal.

De acordo com Fritz: “Não há questionamento sobre a legalidade da paralisação, apenas a solicitação da Justiça de que um mínimo de enfermeiros no trabalho, o que está sendo cumprido”, defendeu o representante dos profissionais de Saúde. Nós não queremos a judicialização da paralisação. Queremos dialogar com prefeitura sem radicalismos, pois entendemos o momento que o município vive”

Sobre o desejo dos enfermeiros de apresentarem as reivindicações – de escalonar reajustes para a categoria até 2020, até que se alcance o piso salarial nacional – diretamente ao prefeito Gilmar Olarte (PP), o secretário afirmou: “Primeiramente, esse não é o momento de nenhuma categoria buscar reajustes. Nós vivemos um momento difícil, com queda na receita do ICMS e crise econômica nacional. Além disso, não há porque os enfermeiros quererem uma audiência direta com o prefeito, quando os secretários da área (de Saúde e Administração) já estão na negociação”, argumentou.

Silvio Ferreira

Comentários

comentários