Quarteto de jazz Urbem realiza apresentação e oficina no Centro Cultural com entrada franca

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Todas as nuances do jazz contemporâneo serão muito bem exploradas pelo quarteto Urbem, que realiza com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a oficina “Práticas de Banda” na próxima terça-feira (22) e uma apresentação especial na quarta(23). Ambos os eventos são gratuitos e acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 20 horas.

Na sua identidade, além do fato de ser sul-mato-grossense, o Urbem carrega a essência da música brasileira misturada com ritmos interessantes, efeitos e belas melodias. O quarteto de jazz contemporâneo conta com o baterista Sandro Moreno, músico experiente que já foi considerado o melhor do Brasil em 2001 e vencedor do Batuka Music Fest, o mais importante festival de bateria na América do Sul.

A banda é instrumental, mas conta com uma vocalista: Bianca Bacha, que com seu belo timbre vocal reproduz as melodias de forma encantadora. Ela também toca Ukulelê, um instrumento bastante inusitado no jazz. Os dois ”Gabriéis”, Gabriel de Andrade (guitarra) e Gabriel Basso (baixo), são os músicos responsáveis pela maioria das composições da banda.

Desde 2015 a banda tem chamado atenção no meio: em setembro foi vencedora de um prêmio nacional de música instrumental, o Samsung EFestival Instrumental, com 40 mil votos na Internet. Em seguida tiveram uma canção produzida por Ruriá Duprat, um arranjador de renome que já trabalhou com diversos artistas, incluindo Diana Krall e Lenine.

Também fizeram uma turnê com Yamandú Costa e Wagner Tiso, apresentando-se em Belo Horizonte e Brasília no final de 2015. Recentemente, após terem participado da feira internacional de World Music Womex, em Budapeste (Hungria), receberam convite para se apresentar em diversos festivais ao redor do mundo, sendo convidados a entrar para o selo americano Odradek Records, que tem também uma base na Itália, onde a banda irá gravar um álbum em abril deste ano. O estúdio escolhido foi o Tube Studio, lugar por onde passaram grandes nomes do jazz mundial, como John Scofield e Yellow Jackets.

Conheça a programação:

Workshow Urbem – Práticas de banda – 22 de março (terça) – 20 horas

Trata-se de um workshop com o quarteto Urbem com o tema “Práticas de Banda”. Durante o evento os instrumentistas Sandro Moreno (bateria), Gabriel Basso (baixo) e Gabriel de Andrade (guitarra) farão uma apresentação das composições da Urbem, explanando sobre os temas arranjo, processo de composição, práticas de banda, técnicas dos respectivos instrumentos e experiências no mercado internacional. O evento terá participação de Bianca Bacha nos vocais e ukulelê e será direcionado para um público de músicos profissionais, estudantes de música, interessados no assunto e afins.

Show do quarteto Urbem – 23 de março (quarta) – 20 horas

Em seu novo show o quarteto apresentará repertório de músicas autorais que serão gravadas em Roma (Itália) pela gravadora Odradek Records já em abril deste ano, incluindo a música que deu vitória à Urbem no Samsung EFestival em 2015, atualmente o maior evento de música instrumental do Brasil. O show tem classificação livre e terá duração aproximada de 70 minutos.

Serviço – Os ingressos tanto para o show quanto para o workshop podem ser retirados gratuitamente nos dias dos eventos a partir das 19 horas na bilheteria do teatro. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a avenida Calógeras e a rua 14 de Julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 9981-3592 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

comentários