Quando uma TV HD salvou vidas

Todos os dias somos bombardeados com notícias de acidentes de trânsito. Se iniciarmos uma conversa numa roda qualquer de amigos, não será difícil que alguém conte uma história trágica, ou pelo menos perigosa, de alguém próximo ou que tenha vivido na estrada. Para termos ideia, o nosso país lidera o número de mortes no trânsito, sendo mais um ranking para não nos orgulharmos. Em nossa vizinha Argentina, não é diferente. O país, assim como o nosso, possui diversas estradas de mão única, embora estejam em melhores condições, são muito perigosas e oferecem diversos riscos aos motoristas que, em se tratando das estradas brasileiras, praticamente se arriscam todos os dias nesses caminhos.

tv

Pensando nessa realidade alarmante, a Leo Burnett da Argentina em parceria com a empresa de tecnologiaIngemática, desenvolveu para a Samsung uma ação capaz de diminuir o número de mortes nas autopistas.

Pense naquela viagem de carro para o interior ou litoral. Certo, imagine você e sua família na pista, loucos para chegar e curtindo o clima de estrada (para quem gosta, é maravilhoso). Agora, visualize uma rodovia de mão única à sua frente e um caminhão diante de seu veículo. Que porre, não? O que fazer? Como nos conhecemos (ou aos motoristas com quem costumamos viajar), sabemos que a mente cutuca os neurônios para invadir a contra-mão e ultrapassar o bendito caminhão e continuar a viagem naquele clima gostoso de “eba! Finalmente saímos da cidade e podemos andar no ritmo que a vida pede”, não é mesmo? E é aí que mora o perigo! São as ultrapassagens que colocam fim a milhares de vidas todos os anos em nosso país e ao redor do globo.

Justamente para solucionar esse problema, foi que os criativos Luis Sánchez Zinny y Carmelo Maselli lideraram a criação dessa ação para a Samsung. Reunindo a tecnologia das telas de alta definição da marca ao inovador “Safety-Truck”, criado em parceria com a Ingemática, eles inventaram uma maneira criativa de evitar acidentes trágicos na estrada. Confira o vídeo da ação:

Com uma câmera wireless instalada na parte dianteira do caminhão e conectada a quatro telas na parte traseira, o sistema permite que os motoristas tenham a visão do veículo à sua frente e possam fazer a ultrapassagem no momento mais apropriado, sem nenhuma surpresa indesejada, evitando o risco de acidentes.

De acordo com Fernando Bellotti, presidente da Leo Burnett Argentina e Diretor Criativo regional para a América Latina, a Samsung atua constantemente para melhorar a vida das pessoas, mas esta ação, não apenas pretende tornar o dia a dia mais cômodo, senão, salvar vidas através da tecnologia agregada a uma solução simples.

Sim, a publicidade também salva vidas!

Essa ação é um dos cases da Leo Burnett que concorre a uma indicação em Cannes, confira no Pinterest da agência clicando aqui.

Comentários

comentários