Putin diz que pode oferecer asilo político a ex-diretor do FBI

Do G1

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que pode oferecer asilo político ao ex-diretor do FBI, James Comey, caso ele seja alvo de um processo nos Estados Unidos. Comey, que foi demitido pelo presidente americano Donald Trump em maio, diz não ter dúvidas de que a Rússia tentou interferir no resultado das eleições presidenciais americanas.

A fala de Putin ocorreu durante uma sessão anual de perguntas e respostas com o presidente. Este programa, chamado “Linha direta”, pede que os russos enviem perguntas diretamente ao presidente, principalmente através do SMS.

Sobre Comey, Putin disse: “Isso é estranho, quando o diretor de serviços especiais grava sua conversa com o presidente e divulga essa conversa para a mídia. Então qual é a diferença entre o diretor do FBI e o senhor Snowden?” O presidente russo acrescentou: “em relação a isso, se um processo for aberto contra ele (Comey), estamos prontos para oferecer asilo político na Rússia. Ele tem de saber isso.”

Ele afirmou ainda que Comey não apresentou provas de que a Rússia teria tentado influenciar nas eleições americanas.

Nesta 15ª edição do programa, foram recebidas mais de dois milhões de perguntas, algumas das quais muito críticas. Mensagens como “Três mandatos presidenciais, chega!” ou “Quando vai deixar de violar a Constituição?” apareceram nas telas de tv de milhões de telespectadores.

Comentários

comentários