Projeto Rondon 2017 recebe propostas até o dia 30 deste mês

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Ministério da Defesa (MD), por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, torna público o convite às Instituições de Ensino Superior que queiram participar das Operações “Rondônia Cinquentenário” e/ou “Serra do Cachimbo” em julho de 2017, a serem realizadas nos municípios dos estados de Rondônia, Pará e Mato Grosso.

Assim, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por intermédio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), convida professores efetivos desta Instituição, que tiverem espírito aventureiro, experiência em extensão universitária e quiserem vivenciar outras regiões do Brasil, para participarem do Projeto Rondon coordenando equipes que representarão a Universidade.

Para este propósito, seguem os prazos relacionados a seguir. Os professores interessados em apresentar propostas deverão manifestar interesse enviando e-mail para [email protected] até 17 de outubro, sendo que a elaboração e o envio da proposta deverá ocorrer até o dia 20 do mesmo mês.

Operações previstas:

– A Operação “Rondônia Cinquentenário” será desenvolvida no período de 07 a 23 de julho/2017, em 15 (Quinze) municípios do Estado de Rondonia, a saber: Alto Paraíso, Alvorada d’Oeste, Buritis, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Campo Novo de Rondônia, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Porto Velho, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis e Urupá. Terá como Centro Regional (CR) a cidade de Porto Velho/RO. As atividades no município de Porto Velho serão desenvolvidas apenas nos distritos ribeirinhos de Cujubim Grande, Demarcação, Nazaré, São Carlos e Calama, localizados no Rio Madeira, utilizando como apoio uma Embarcação.

– A Operação “Serra do Cachimbo” será desenvolvida entre os dias 14 a 30 de julho de 2017, em 08 (oito) municípios, sendo, no distrito de Castelo de Sonhos/PA (município de Altamira/PA), Carlinda/MT, Nova Guarita/MT, Nova Canãa do Norte/MT, Novo Mundo/MT, Paranaítal/MT, Peixoto de Azevedo/MT e Terra Nova do Norte/MT. Terá como Centro Regional (CR) o Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, Novo Progresso/PA.

O convite está disponível no endereço: http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/operacao/convites. A Proposta de Trabalho deverá ser específica para a região (Estado) onde a operação será realizada. Deverá incluir, inicialmente, um diagnóstico dos problemas da região ligados ao conjunto escolhido: Conjunto A (Contempla áreas de atuação: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde) ou conjunto B (Contempla as áreas de atuação: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho) e descrever em detalhes como a equipe pretende atender a todas as atividades estabelecidas em cada área de atuação, conforme anexo “G”.

A Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR), em Brasília, utiliza uma ficha de pontuação dos itens da proposta, a qual auxiliará os docentes na elaboração do projeto. Buscar o documento “Operações Julho 2017 – Anexo D – Ficha de Avaliação_conj A e B”, disponível em:http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/downloads/categoria/42862/module/default

A Proposta de Trabalho deve ser apresentada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 cm e, no máximo, em 40 páginas, incluindo a capa, conforme ANEXO “G” – MODELO DE ESTRUTURA DE PROPOSTA PARA AS AÇÕES DOS CONJUNTOS “A” e “B”, que segue anexo.

Os critérios de seleção e classificação das propostas do Projeto Rondon pela UEMS:

a) atendimento das necessidades específicas da região;
b) pertinência das ações;
c) relevância das ações;
d) aplicação de políticas públicas existentes para a solução de problemas levantados;
e) adequabilidade da ação ao público a ser atendido;
f) pertinência do diagnóstico da área; e
g) aproveitamento do tempo disponível.

A proposta deve conter apenas o nome do professor. Os alunos serão selecionados após a aprovação do projeto pelo Ministério da Defesa. Professores interessados em participar devem elaborar a proposta e informar à PROEC/Divisão de Extensão – DEX ([email protected]) – 67-3902-2630 ou 3902-2562 qual a operação e conjunto pretendidos, considerando que a UEMS poderá apresentar até duas Propostas de Trabalho, independente da Operação ou Conjunto, que disputarão, inicialmente, vagas nas Operações.

Caberá à Comissão Organizadora do Projeto Rondon – UEMS a análise e julgamento das propostas recebidas, encaminhando as selecionadas para o Ministério da Defesa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] e telefones 67-3902-2630 ou 3902-2562.


Anexos:

Comentários

comentários