Professora Teresa Graça ministra palestra gratuita sobre Ensino da Música nas Escolas

Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

Acontece neste sábado (12), às 14 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), a palestra “Breve Histórico e Ensino de Música na Escola” com a professora Teresa Cristina Pinheiro Graça. Tereza é graduada em Música pela UFMS e pós graduada em Arte e musicalidade, professora efetiva da Rede Estadual de Ensino, da Rede Municipal de Ensino e também da Pós Graduação da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

A palestrante vai fazer um breve relato da história da música e da arte, abordando o conteúdo programático solicitado no concurso para professores da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Ela explica que, de acordo com a Lei do Ensino de Música nas Escolas, de 2008, o ensino de música passa a ser obrigatório nas escolas, porém a lei não especifica como deve ocorrer este ensino. O que acaba acontecendo é que a disciplina de arte tem a música como uma das manifestações.

“O professor de artes visuais não se sente capacitado para lecionar música, assim como o professor de música também se sente inibido para as artes. Então, fica uma lacuna, cria-se uma problemática neste sentido. O que acaba acontecendo é que, como a música não está no currículo como uma disciplina, as escolas acabam criando bandas, fanfarras e projetos no contraturno como uma forma de preencher esta lacuna”.

A palestra tem entrada franca e é realizada pela Associação Sul-Mato-Grossense de Arte Educadores (Asmae) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). Pede-se que os participantes levem alimentos para o lanche coletivo que será realizado após o evento.

Mais informações com Caciano Lima pelo telefone (67) 3316-9108.

Comentários

comentários