Presidio Semiaberto da Vila Sobrinho conclui obras de reestruturação

Foi realizada na manhã desta terça-feira(26), a cerimonia de entrega da reforma do presidio semiaberto, em Campo Grande.Participaram da cerimonia agentes penitenciários, delegados e autoridades da segurança publica do estado e representante da comissão de direitos humanos. No local houve a reestruturação da portaria, com um sistema de grades para a revista em forma de brete,vidro a prova de balas, além de uma área externa para os internos.

DSC_0082
Autoridades da Segurança Pública durante entrega da reforma Foto Paulo Francis

Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Ailton Stropa Garcia a estrutura trará um maior segurança aos agentes de plantão na entrada dos reeducandos da unidade. ” Esse sistema é uma necessidade de segurança pois aqui nos já perdemos dois agentes penitenciários e isso vai fazer com que mortes sejam evitadas. Aproveitamos também para criar um espaço para banho de sol que a unidade não possuía, e é uma forma de contempla uma forma digna do cumprimento da pena dos nossos reeducandos, alem de ser uma exigência dos direitos humanos”, afirma Ailton.

As obras foram concluídas em um prazo de 30 dias e contou com um investimento de 46 mil reais, recursos vindos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do caixa de penas alternativas. A ideia é que o sistema seja implantado em outras unidades prisionais do estado.

Segurança

Em outubro de 2011 o agente penitenciário Hudson Moura da Silva, 34 anos, foi baleado com dois tiros dentro presídio semiaberto da Vila Sobrinho quando estava liberando detentos no portão lateral. Os tiros acertaram o tórax e o ombro esquerdo do agente. A vítima morreu depois de 19 dias internado no hospital El Kadri, em Campo Grande.

No mês de fevereiro deste ano um homem encapuzado invadiu o local e atirou várias vezes contra Carlos Augusto Queiroz de Mendonça, que cumpria plantão na unidade prisional. Ele foi atingido com cinco tiros no tórax, cabeça, braço e morreu no local.

Paulo Francis

Comentários

comentários