Presidente da Assomasul confirma presença em encontro dos prefeitos dia 5 em Brasília

O presidente da Assomasul, Juvenal Neto (PSDB), confirmou presença na primeira Mobilização Permanente deste ano promovida pela CNM ( Confederação Nacional de Municípios)

Neto (dir) vai a Brasília dia 5 (Foto: Edson Ribeiro)
Neto (dir) vai a Brasília dia 5 (Foto: Edson Ribeiro)

Vão participar do ato na próxima quarta-feira (5), prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, secretários, vereadores e demais agentes municipais.

O encontro será no Congresso Nacional e pretende buscar o avanço das matérias que promovem mudanças no pacto federativo, a complementação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), entre outros temas.

A questão do pacto ganhou força na atual legislatura e foi abordado na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio, com a participação dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-SP), dirigentes partidários e dezenas de parlamentares.

A partir desse evento, Câmara e Senado instalaram comissões especiais para analisar e votar proposições relacionadas ao pacto.

Essas comissões têm avançado com as matérias. A maioria, tanto na Câmara quanto no Senado, não impacta negativamente as contas da União. Por isso, têm grandes chances de serem aprovadas.

Com a mobilização, os municipalistas vão reforçar a urgência desses projetos. Propostas em discussão para a aprovação final do Pacto Federativo podem contribuir com os prefeitos nminimizando a atual crise e contribuindo com o fechamento das contas de 2016, último ano de mandato dos atuais administradores municipis. Com informações da CNM.

Comentários

comentários