Prêmio Zumbi dos Palmares marca único evento na AL-MS na próxima semana

assembleia_roberto-higa-alms-divulgacaoA próxima semana de trabalho na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS) começa só na quarta-feira (16), devido a mais um feriadão e último do ano, e, agenda de eventos será curta, mas com uma grande e importante solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, em face da Semana da Consciência Negra em Mato Grosso do Sul. A de mais, os deputados terão somente as sessões ordinárias no Plenário Júlio Maia, na quarta e quinta-feira.

O Prêmio Zumbi dos Palmares acontece em solenidade na noite de quinta-feira (17), em evento proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT), para homenagear personalidades importantes no combate ao racismo em MS. A proposta é em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado todo dia 20 de novembro.

O deputado até já tentou tornar o dia 20, feriado no Estado, para celebrar e exaltar um Dia da Consciência Negra e como forma de lembrar a morte do  Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão, ocorrida nesta data do ano de 1695. A proposta à época em 2013, foi aprovada no Legislativo, mas vetada pelo governo do Estado.

Cruz exalta e diz que é preciso celebrar. “Embora a luta pelo fim do preconceito e pela igualdade racial seja diária e ainda haja muito a ser conquistado, temos sim que celebrar e homenagear àqueles que, diariamente, trabalham para que o racismo perca força não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil”, disse o parlamentar.

 

Comentários

comentários