Prefeitura de Campo Grande oferece curso de alfabetização aos beneficiários do Proinc

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho) em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Seinthra, (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) realizará cursos de alfabetização aos beneficiários do Proinc (Programa de Inclusão Profissional).

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal participou nesta segunda-feira (22) de um encontro com os alunos do projeto e parabenizou a força de vontade dos beneficiários em buscar conhecimento por meio da alfabetização. “Todos que estão aqui são vitoriosos e querem que suas vidas sejam mudadas por meio da educação. Hoje vocês estão dando um passo muito importante para conquistar a dignidade por querer saber ler e escrever. Com certeza o poder público continuará trabalhando nesses e em outros projetos para trazer melhorias na vida da nossa gente”, pontuou o prefeito.
Educação com liberdade
O Proinc possui 1.400 beneficiados com o projeto de inclusão no mercado de trabalho e 62 pessoas participarão do curso de alfabetização. “É a primeira oportunidade que essas pessoas têm quando se fala em educação. São pessoas extremamente carentes e por isso estamos colocando as pessoas em primeiro lugar e oferecendo uma chance de alfabetização para elas”, comentou o diretor presidente da Funsat, Aldo Donizete.
Arlindo Santana tem 72 anos, não desistiu de se alfabetizar e tem o sonho de poder escrever seu nome pela primeira vez. “Essa oportunidade com certeza é uma benção que Deus colocou nas nossas vidas, pois nunca mais vou precisar usar uma “almofada” para me identificar. A minha vida toda esperei pela chance de poder ter dignidade e saber escrever meu nome, hoje é um dia muito feliz para todos nós, graças ao apoio do prefeito Alcides Bernal”, disse Arlindo.

Já a dona Léia Valter de 62 anos, vê no curso de alfabetização uma chance para conquistar a sua tão sonhada liberdade. “Agora não vou precisar perguntar o nome do ônibus quando utilizar o transporte coletivo. Vou poder assinar meu nome e me sentir orgulhosa por isso”, comemorou dona Léia.

A professora Marlene de Souza, que ministrará as aulas aos beneficiários, agradece a oportunidade de aprender junto com os trabalhadores do Proinc. “É uma honra ter essa oportunidade de poder mudar a vida de cada uma dessas pessoas por meio da educação. O aprendizado é tudo e muda a vida de muita gente. Eu só tenho que parabenizar a iniciativa do poder público e agradecer a Deus por fazer parte de um projeto tão especial que mudará a vida dessas pessoas que estão aqui hoje”, destaca a professora.

Proinc
O Programa de Inclusão Profissional (Proinc) beneficia trabalhadores desempregados em situação de vulnerabilidade oferecendo um salário mínimo, uma cesta básica mensal, vale-transporte e qualificação profissional por meio de cursos realizados pela Funsat. O programa visa proporcionar ocupação, qualificação social e profissional e bolsa-auxílio a cidadão em situação de desemprego por período igual ou superior a 06 (seis) meses residente em Campo Grande.
PMCG

Comentários

comentários