Ponta Porã passa do calor ao frio, após dias quentes e há uma semana do fim inverno

Lúcio Borges

Foto: Ponta Porã Informa

A manhã de sábado (16) em Ponta Porã e região mais ao extremo sul de Mato Grosso do Sul, estava com o calor que vinha sendo registrado à dias, como na maior parte do Estado. Contudo, do fim da manhã para inicio da tarde, a temperatura caiu em poucas horas e o município da fronteira com Paraguai passou para a estação real da época, o inverno, e está com frio e nevoeiro. A mudança foi muito abrupta no tempo e até assustou, mesmo ao pontaporanense, que estão mais acostumados com o clima frio na região, pois fez os termômetros caíram e trouxe o frio de volta ao município, a 323 km de Campo Grande.

Os termômetros, no começo da tarde de hoje, marcaram 16ºC ante a manhã com clima mais ameno, mas ainda com a ‘lembrança’ do calor de ontem, onde o dia foi quente, com calor de pelo menos 34ºC. O Inverno se despede oficialmente na próxima sexta-feria (22), quando se inicia a estação das flores, com a Primavera.

O frio veio da região sul do País, voltando ou se iniciando na madrugada, acompanhado de nevoeiro, o que até havia sido previsto, para o fim de semana. A meteorologia havia indicado que o aumento da nebulosidade e umidade resultariam em redução de até 9ºC na temperatura.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), houve registro de 1,4 milímetro de precipitação no município. A sensação do frio é intensificada pelo vento, com rajada de até 31 km/h.  Mas, a massa de ar seco volta a ganhar força na segunda-feira (dia 18), potencializando o risco de incêndio.

Comentários

comentários