Plano Nacional de Segurança Alimentar de MS será lançado amanhã

A Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para Mato Grosso do Sul – Consea/MS, lança amanhã (5) o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de MS com objetivos maiores de erradicar a pobreza extrema e fortalecer pequenos agricultores no Estado, com ênfase na agroecologia e ampliação de mercado.

Vice-governadora e secretária de Ação Social, Rose Modesto (Foto: Chico Ribeiro)
Vice-governadora e secretária de Ação Social, Rose Modesto (Foto: Chico Ribeiro)

O lançamento será às 8h, na abertura da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul 2015, na Escola do Suas/MS – Mariluce Bittar, na Capital.

Participam do evento: a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, o representante nacional da Caisan (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional), Arnoldo de Campos, e o coordenador geral de apoio ao Sisan (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional), também de Brasília (DF), Élcio de Souza Magalhães.

“Este é um plano pioneiro no Estado e visa fomentar a pequena agricultura da comunidade urbana, das rurais e povos tradicionais para que exista uma melhor distribuição de alimentos no Estado. Temos oito grandes metas a serem cumpridas e o objetivo maior é erradicar a pobreza extrema”, descreveu a vice-governadora e secretária, Rose Modesto.

Para a viabilização do Plano em todo o Estado foram convidados os 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul para assinarem a adesão ao sistema e assim implantar meios para conquistar as metas estabelecidas pelo plano. O primeiro passo, depois da assinatura, é a criação de Conselho de Segurança Alimentar Municipal – que atualmente existe em apenas seis cidades do Estado.

Programação

Durante os dois dias de Conferência haverá palestras, discussões sobre os Eixos Temáticos da Conferência e a aprovação da Carta Política de Mato Grosso do Sul com propostas a serem encaminhadas à Conferência Nacional, bem como eleição para escolha dos delegados governamentais e não-governamentais que representarão Mato Grosso do Sul na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de 3 a 6 de novembro, em Brasília (DF).

Participarão desta Conferência, os delegados eleitos nas Conferências Regionais das Regiões do Bolsão, Grande Dourados, Campo Grande, Cone Sul, Sul Fronteira, Pantanal, Norte, Leste e Sudoeste, além de Conselheiros do Consea/MS e demais integrantes das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.

Comentários

comentários