Piracema começa amanhã com proibição da pesca em três rios do Estado

Policial ambiental retira do rio rede de pesca deixada ilegalmente no local (Foto: PMA/Divulgação)
(Foto: PMA/Divulgação)

A Piracema começa amanhã com vigência em três rios de Mato Grosso do Sul, o Rio Paraná, Paranaíba e Aporé. Nos outros rios, o período de proibição da pesca inicia no dia 5 de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2017. A medida é necessária para proteger os peixes durante o período de reprodução.

Em 2106, o estado de Mato Grosso iniciou a piracema antecipadamente, a pesca está proibida no estado vizinho desde o dia 1º de outubro. Em decorrência desse adiantamento, a Polícia Militar Ambiental aumentou a fiscalização nas águas das divisas do Estado.

Durante a piracema, a fiscalização será mantida intensificada, mas com estratégia diferenciada, de monitoramento dos cardumes e cuidados com as cachoeiras e corredeiras, que são pontos críticos.

As permissões de pesca são diferentes para as áreas, mas não passam de 10 kg de pescado mais um exemplar, em todo o Estado. Em 1º de fevereiro de 2017 começa a pesca na modalidade pesque-solte no leito do rio Paraguai, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro, quando a partir de 00h00 , do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente.

Comentários

comentários