Parlamento Jovem tem sessão ordinária nesta segunda-feira

PalramentoJovemO Parlamento Jovem da AL-MS (Assembleia Legislativa de MS) se reúne em sessão ordinária nesta segunda-feira (16). Os deputados estudantes eleitos para o “Legislativo simbólico”, projeto da Escola do Legislativo Ramez Tebet da AL-MS, realizam a terceira sessão ordinária do projeto, na tarde de hoje, no Plenário Deputado Júlio Maia. A atual legislatura, tem ao todo 16 jovens (veja lista abaixo), que foram eleitos em 2015 e empossados em 22 de fevereiro de 2016.

A representatividade simbólica, é um aprendizado, mas pode se tornar realidade, pois os jovens simulam uma sessão plenária, onde levam e debatem assuntos de interesse público. Após o debate, eles podem apresentar projetos de lei, que levados aos deputados constituídos da AL-MS, tornam-se apadrinhados e se tornar Lei no Mato Grosso do Sul.

O Parlamento Jovem já conta com proposições que se tornaram Legislação no Estado.  “O Projeto muito tem contribuído na formação e promoção da consciência política e a liderança entre os jovens e adolescentes sul-mato-grossenses, no despertar de que a política não é só partidária, mas é sobretudo o principal instrumento capaz de transformar homens em cidadãos, capazes de mudar o rumo de uma nação, independentemente de sua participação no governo”, diz o desembargador do TJ-MS, Divoncir Schreiner Maran.

Antes da sessão, eles participarão da palestra Política e Ato Político, ministrada pelo coordenador da Escola do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Ben Hur Ferreira. O palestrante é formado em direito e também é professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Projeto

Com mandato de um ano, os Deputados Estudantes passam por treinamento de capacitação na Assembleia Legislativa do Estado, e têm participação nas reuniões mensais da Casa, com o direito de formulação de projetos de lei que, se forem aprovados pelos deputados estaduais, podem se tornar efetivos.

O Parlamento Jovem foi criado em 2005 e visa a conscientização política dos alunos de Ensino Médio. O projeto concede passe de ônibus ida e volta para incentivar a participação dos estudantes. Todos são alunos do Ensino Médio e passaram por um treinamento antes de serem diplomados. Esta edição contou com a participação de 11 escolas, sendo duas particulares e nove da Rede Estadual de Ensino.

O Projeto segue todo tramite oficial, onde o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza a solenidade de diplomação dos Deputados Estudantes eleitos na 5ª edição do Projeto Parlamento Jovem. Na cerimônia estiveram presentes várias autoridades, entre elas o desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente do TRE-MS; deputado Junior Mochi, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado; desembargador Paschoal Carmello Leandro, Vice-Presidente do TJ-MS; desembargador Julizar Barbosa Trindade, Corregedor-Geral de Justiça; e Josimário Derbli da Silva, Secretário-Adjunto de Estado de Educação.

Foram diplomados 16 estudantes:

Alanis Nunes Maciel – E. E. Amélio de Cavalho Baís;
Brenda Gomes Dourado – E. E. Arlindo de Andrade Gomes;
Caique Gabriel Ramos Salomão – E. E. Amélio Carvalho Baís;
Claudecy José da Cruz Junior – Escola Mace;
Eduardo Assumpção Wegrzyn – Colégio Atenas;
Emily Lemes Moises – E. E. Lúcia Martins Coelho;
Fernando Simões Carlotto – Colégio Atenas;
Isadora Cristina Burton de Campos – E. E. Riachuelo;
Jéssica Gomes de Aquino – E. E. Waldemir Barros da Silva;
Kaissa Arantes dos Santos – E. E. Amélio Carvalho Baís;
Kemile Ketllyn Pereira do Vau – E. E. José Maria Hugo Rodrigues;
Mariam Serhan Tormos – Escola Mace;
Martha Grazziella da Costa Cantero – E. E. José Antônio Pereira;
Styven Roosevelt dos Santos Sousa – E. E. Waldenir Barros da Silva;
Victor da Silva Beraldo – E. E. Riachuelo;
Waldomiro Rodrigues dos Santos Neto – E. E. Arlindo de Andrade Gomes.
A posse acontece nesta quinta-feira (22), às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado.

Comentários

comentários