Papa Francisco pretende mascar folhas de coca na Bolívia, diz ministro

Apesar de ser ingrediente chave da cocaína, a folha não processada tem uso legal no país

Bolívia – O papa Francisco disse ao governo boliviano que gostaria de mascar folhas de coca quando visitar o país andino no próximo mês, disse um ministro boliviano na TV e rádio estatais neste domingo.

Situada a cerca de 3.650 metros acima do nível do mar, La Paz é uma das mais altas capitais do mundo e durante séculos a população local mastigou folhas de coca para diminuir os efeitos da altitude.

Embora seja ingrediente chave da cocaína, a folha não processada tem uso legal e ainda é amplamente mascada na Bolívia e em outros países andinos. Muitos povos indígenas, incluindo o presidente da Bolívia, Evo Morales, defendem seu uso, considerando-a uma planta sagrada.

Papa Francisco pediu 'especificamente' para mascar folhas de coca em sua visita a Bolívia, afirmou ministro Foto:  Reuters
Papa Francisco pediu ‘especificamente’ para mascar folhas de coca em sua visita a Bolívia, afirmou ministro
Foto: Reuters

“Oferecemos (ao Papa) chá de coca ou algo assim para a altitude”, afirmou o ministro da Cultura, Marko Machicao, em uma entrevista.

“Ele pediu especificamente que quer mascar coca, por isso vamos estar à espera do Santo Padre com a folha sagrada de coca”, disse ele.

O Vaticano não estava imediatamente disponível para comentar o assunto neste domingo.

Em sua segunda visita oficial à América Latina desde a sua eleição em 2013, o papa argentino irá ao Equador, Bolívia e Paraguai entre os dias 06 e 12 de julho.

REUTERS

Comentários

comentários