Pais acampam em escola na esperança de conseguir vagas para filhos

Com a expectativa de conseguirem vagas na Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente, no bairro Rita Vieira, aproximadamente 150 pais estão acampados na instituição desde a última sexta-feira (27). Na Capital, somente a escola do Rita Vieira e a Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no bairro Paulo Coelho Machado, oferecem ensino em período integral. As pré-matrículas para 2016 começaram nesta terça-feira (01).

Alguns pais estão na escola desde sexta-feira (27). Foto: Kerolyn Araújo
Alguns pais estão na escola desde sexta-feira (27). Foto: Kerolyn Araújo

A dona de casa Jocélia Rodrigues está no local desde sexta-feira na esperança de conseguir uma vaga para o filho de cinco anos. Na manhã desta terça-feira, o pai da jovem foi com um veículo buscar o colchão usado na noite. Segundo Jocélia, na sexta e no sábado os pais dormiram do lado de fora da escola. “No domingo a diretora da escola liberou nossa entrada e estamos dormindo no pátio agora”, relatou. Outra mãe, Maria Auxiliadora Dias, passou o domingo na escola com a filha de quatro anos com febre. “A pré-matrícula é por ordem de chegada e eu não posso perder meu lugar”, disse.

Famílias tiravam colchões da escola nesta manhã.
Famílias tiravam colchões da escola nesta manhã.

A mesma rotina de Jocélia e Maria Auxiliadora desde a última sexta-feira também está sendo vivida por Débora Moreira, 21 anos, que busca a vaga para o filho de seis anos. “Estou revezando com o meu esposo. Hoje, faltei serviço para ficar aqui e espero conseguir a vaga, porque trabalho e não tenho com quem deixar meu menino. Escola em outro bairro também não da. Não tenho como levar e não posso deixar uma criança de seis anos ir sozinha”, disse. Débora está passando a noite no local com o filho mais novo, um bebê de um ano e meio.

DSC_0042

Na escola do bairro Rita Vieira, estão oferecidas 70 vagas, sendo 20 para a pré-escola I, 25 para o nível II e mais 25 para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Na escola do Paulo Coelho Machado, são 20 vagas para a pré-escola I, 30 para a pré escola II, 20 para o primeiro ano e 20 para o segundo.

De acordo com a diretora da Escola Iracema, Tânia Versage, a pré-matrícula é por ordem de chegada e a prioridade da distribuição das vagas são para pais que moram até 2 mil metros da escola. Ainda segundo a diretora, o atendimento aos pais nesta terça-feira teve início às 7h30 e previsão é de que até às 10h30 todos já tenham sido atendidos.

Kerolyn Araújo

Comentários

comentários