Onça volta aparecer em vídeo “passeando” no calçadão entre Corumbá e Ladário

Um ano após os municípios de Corumbá e Ladário registrarem diversas aparições de onças-pintadas na região urbana das duas cidades, um vídeo publicado neste final de semana nas redes sociais, trouxe de volta a probabilidade da presença de mais  um felino na região. Novamente o palco da aparição foi a Avenida Rio Branco, principal via de acesso que liga os municípios de Corumbá e Ladário.

13felino

No vídeo feito pela câmera de um celular do interior de um veículo que passava pelo local, é possível observar nitidamente o animal que circulava pela calçada da via, margeando a grade de proteção que separa o calçadão e a mata existente na localidade. Um outro veículo que passava pela avenida chegou a acompanhar o felino que após escalar a grade, sumiu em meio a vegetação.

A aparição ocorreu durante a noite e baixa luminosidade não permite afirmar se o animal seria uma onça-pintada, uma onça parda ou ainda uma outra espécie de felino como por exemplo a jaguatirica.

De acordo com a Central do Corpo de Bombeiros, apesar das imagens revelar a presença do felino na região, não foi registrado nenhum chamado relacionado ao ocorrido durante o final de semana.

O vídeo começou a circular nas redes sociais e através de aplicativos de mensagem pelo celular, veja:

A aparição deste novo felino, ocorre no período próximo ao que ocorreu em 2014 e mobilizou diversos órgãos nos municípios. O primeiro caso ocorreu no início do mês de junho quando uma onça-pintada juntamente com dois filhotes apareceram no quintal de uma residência no bairro Beira Rio. Na oportunidade equipes de biólogos e do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate que durou mais de sete horas, e terminou com a morte da mãe dos felinos.

O outro caso ocorreu na região do Forte Junqueira e quando uma onça-pintada teria sido vista por moradores da região. O animal se abrigou no interior de uma fenda existente em um paredão e acabou sendo capturada através de uma armadilha, após quase um mês de monitoramento.

A funcionária de um hotel localizado na Avenida Rio Branco às margens do Rio Paraguai, também afirmou ter ficado cara-a-cara com uma onça-pintada quando chegava para trabalhar. Moradores da Cacimba da Saúde no bairro Cervejaria, foi outra região onde onças-pintadas teriam sido vistas em 2014.

De acordo com especialistas o aparecimento de onças na região estaria relacionado com a fuga desses animais da cheia no Pantanal em busca de áreas mais altas e secas, o que acaba ocorrendo com a presença desses felinos nas áreas urbanas da cidade.

Com Informações Folha de MS

Comentários

comentários