Obama e Trump devem se encontrar para falar sobre transição

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve receber seu sucessor, Donald Trump, na Casa Branca, nesta quinta-feira (10), para começar as discussões sobre transição de poder. Na terça-feira (08), Obama afirmou que instruiu sua equipe a garantir uma transição de sucesso para o próximo presidente.

obama-transicao

Ele afirmou que “não é segredo” que ele e Trump têm diferenças significativas, mas que o felicitou e o convidou para essa reunião na Casa Branca. O presidente afirmou ainda que sua equipe deixou um país melhor e mais forte do que oito anos atrás.

Os dois praticamente não tiveram nenhum contato prévio. Ao longo da campanha, Trump liderou o movimento que questionou a cidadania norte-americana de Obama e prometeu reverter as políticas que se tornaram a marca registrada do democrata depois que assumir o cargo em 20 de janeiro, segundo a Reuters.

Obama participou ativamente da campanha da democrata Hillary Clinton, fazendo discursos e mesmo criticando o republicano. Ele chegou a classificar o bilionário como temperamentalmente inepto para a presidência e perigosamente despreparado para ter acesso aos códigos nucleares norte-americanos.

Eles tentarão deixar essa história para trás, ao menos diante das câmeras, durante um encontro no Salão Oval às 11h locais. A primeira-dama, Michelle Obama, também irá conversar em particular com a esposa de Trump, Melania, na residência da Casa Branca, de acordo com a Reures.

‘Diálogo muito agradável’
A chefe da campanha de Trump, Kellyanne Conway, tinha dito mais cedo que Obama telefonou para Trump ainda na madrugada da quarta, quando ele estava em um evento com partidários em Nova York. Ele respondeu à chamada logo depois de descer do palco.

O secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, já havia dito a jornalistas na semana passada, a bordo do avião presidencial Air Forte One, que o presidente tinha sua agenda vaga nesta quarta e quinta para uma possível reunião com o eleito.

Comentários

comentários