MT confirma primeiro caso de ferrugem asiática em soja comercial em Primavera do Leste

ferrugem asiática
Mato Grosso tem primeiro caso de ferrugem asiática em soja comercial confirmado

Mato Grosso teve o primeiro caso de ferrugem asiática em lavoura de soja comercial confirmado nesta semana. A doença foi localizada em uma propriedade em Primavera do Leste. Outros cinco casos foram constatados no estado entre setembro e novembro, entretanto todos em plantas guaxas.

A primeira ocorrência de ferrugem asiática em lavoura comercial da soja foi confirmada pelo coordenador de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra.

Segundo Dias Guerra, a coleta foi realizada no último dia 04 de janeiro em Primavera do Leste pela Ceres Consultoria. A doença foi localizada em uma variedade semeada no dia 22 de setembro sob pivô central.

O coordenador de Defesa Vegetal, destaca que no dia 17 de setembro foi localizada a doença no município, porém em soja guaxa, ou seja, soja que nasceu involuntariamente.

“Em função da seca neste longo período, somente agora com a regularização das chuvas ela (ferrugem asiática) é constatada em lavoura comercial. Então, é chegada a hora, outros casos vão aparecer, muitos certamente já existem, é preciso fazer as aplicações preventivas rotacionando sempre os produtos”, pontuou em publicação em sua página nas redes sociais.

Conforme dados do Consórcio Antiferrugem, os casos de ferrugem asiátia em soja guaxa no estado de Mato Grosso, entre setembro e novembro, foram constatados em Campo Novo dos Parecis (15 de setembro), Primavera do Leste (17 de setembro), Sorriso (06 de novembro), Ipiranga do Norte (07 de novembro) e Feliz Natal (09 de novembro).

No Brasil nesta safra 2015/2016 da soja já são 217 casos confirmados, entre soja comercial e guaxa. Destes 117 focos foram localizados no Paraná e 60 no Rio Grande do Sul.


Fonte:Agroolhar

Comentários

comentários