MS sedia Fórum Nacional do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) realiza, nos dias 8 e 9 de novembro, em Campo Grande, a quarta edição anual da reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Na última reunião do Conselho, que ocorreu no Maranhão, foi discutida a urgência em reverter o status da Ciência e Tecnologia de gasto para investimento, como forma de retomar o crescimento brasileiro. No entendimento dos presidentes da Faps, o investimento em CT&I é fundamental para retomada do crescimento econômico.

Nesse contexto, o anfitrião do Confap, Marcelo Turine, Diretor Presidente da Fundect, ressalta que os impactos sociais e econômicos da ciência, tecnologia e inovação entrarão novamente pauta das discussões da reunião que acontecerá  no Mato Grosso do Sul.

“Durante as reuniões, surgem oportunidade para que as FAPs dialoguem entre si e que possam estabelecer estratégias de política nacional entre elas, com o Governo Federal e outros agentes nacionais como empresas e agentes internacionais de fomento à pesquisa e desenvolvimento científico”, completa.

O Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa em prol do desenvolvimento e competitividade dos estados.

O evento reunirá presidentes de Fundações de Pesquisa, Ciência e Tecnologia de 25 estados do país mais o Distrito Federal, além de representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, como CNPq, FINEP e Capes.

A atividade do Confap ocorrerá em paralelo a Rota do Desenvolvimento/PROPEQ em Mato Grosso do Sul, e com a realização também de dois Workshops: Comunicação Científica do CONFAP e da Rede de FAPs que utilizam o SIGFAP – Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

O evento deve contar também com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab; e o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, além do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, e do diretor-presidente da Fundect Prof. Marcelo Turine.

Programação

A Abertura do Confap está programada para o dia 8 de novembro, a partir das 8h, no Auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

A programação contará com apresentações culturais, premiações, e fala das autoridades presentes.

Ainda no dia 8, no período vespertino, tem início as reuniões de trabalho dos presidentes de FAPs. As mesmas serão realizadas no Hotel Deville (Sala Pantanal 3) nos altos da Avenida Mato Grosso em Campo Grande.

Paralelo a isto, ocorrerão reuniões técnicas com os Assessores de Comunicação das FAPs e com os responsáveis pelo Sistema SIGFAP. As reuniões de trabalho encerram-se no dia 9 de novembro

Comentários

comentários