Morre o ator Omar Sharif, aos 83 anos

Ele ficou conhecido por estrelar filmes como ‘Lawrence da Arábia’ e ‘Doutor Jivago’

Egito – O ator egípcio Omar Sharif, mundialmente conhecido pelo filme “Lawrence das Arábias”, morreu aos 83 anos de idade nesta sexta-feira. “Ele sofreu um ataque cardíaco nesta tarde, em um hospital do Cairo”, disse seu empresário, Steve Kenis.

Ator ficou conhecido por estrelar filmes como 'Lawrence da Arábia' e 'Doutor Jivago' Foto:  Reuters
Ator ficou conhecido por estrelar filmes como ‘Lawrence da Arábia’ e ‘Doutor Jivago’ Foto: Reuters

Sharif, nascido em Alexandria, também atuou em filmes como “Doutor Jivago” e “Funny Girl – Uma Garota Genial”. Mas sua fama internacional veio com o longa “Lawrence das Arábias”, de 1962, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Nos anos 60, Sharif também trabalhou em “O Ouro de Mackenna” e no drama “Mayerling”, no qual fez par romântico com Catherine Deneuve.

Em maio deste ano, o filho do ator confirmou que ele estava com Alzheimer. “É óbvio que ele nunca vai melhorar e isso vai piorar. Tem momentos do dia em que ele melhora, e outros em que ele se sente confuso”, disse Tarek El-Sharif na ocasião.

A partir de 1980, o ator egípcio voltou ao cinema do seu país natal para atuar em poucas produções. Em 2004, ganhou o prêmio Cesar de melhor ator, o equivalente francês ao Oscar, por seu papel no filme francês “Uma amizade sem fronteiras”.

Sharif também teve problemas com a Justiça ao ser condenado a dois anos de prisão por ter agredido um manobrista em Los Angeles, que não aceitou que pagasse a retirada do seu carro com euros. Isso em 2007. O ator cumpriu a pena em liberdade condicional e ainda fez sessões de terapia para controlar a raiva.

Com informações da Ansa

Comentários

comentários