Morre Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio

Ele estava internado há cerca de um ano no Hospital Samaritano e lutava contra um câncer na próstata há sete

Rio – Morreu na madrugada desta terça-feira ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde, de 81 anos. Ele, que estava internado há cerca de um ano no Hospital Samaritano, na Zona Sul da cidade, lutava contra um câncer na próstata há sete anos.

Conde, na sua posse como prefeito do Rio, em 1997 Foto:  Arquivo Agência O Dia
Conde, na sua posse como prefeito do Rio, em 1997 Foto: Arquivo Agência O Dia

Secretário Executivo de Governo da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo lamentou a morte do ex-prefeito no Twitter. “Dos traços de um dos mais brilhantes arquitetos à dedicação pela cidade onde nasceu e que tanto amava. A história de Luiz Paulo Conde se confundia com vários momentos da história do Rio. E hj, o RJ perde seu ex-prefeito, urbanista. Lamento a perda e me solidarizo com sua família e amigos. #Luto #Conde”, escreveu.

Com uma carreira consolidada como arquiteto, foi um dos criadores projeto do campus do Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Conde ingressou tarde na política.

Com 60 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Urbanismo no primeiro governo do prefeito Cesar Maia (1993-1997) com a missão de tocar o ousado projeto do Rio Cidade, que realizou diversas intervenções urbanas nas vias mais importantes dos principais bairros cariocas.

Simpático ao PCB, Conde filiou-se ao Partido Frente Liberal (PFL) para suceder Cesar Maia. Mesmo visto como azarão, foi eleito no segundo turno, derrotando Sergio Cabral Filho, então candidato do PSDB.

O DIA

Comentários

comentários