Mochi defende coesão dos Legislativos em Conferência Nacional

O deputado Junior Mochi (PMDB) destacou, nesta quinta-feira (11), a necessidade de fortalecimento e união das Assembleias Legislativas durante a 19ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que acontece no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo.

Mochi defende coesão dos Legislativos em Conferência Nacional
Mochi defende coesão dos Legislativos em Conferência Nacional

“Precisamos reforçar a harmonia entre os Poderes ressaltando a independência do Legislativo. A Assembleia deve continuar atuando como um Poder que representa e congrega a sociedade. Mais unidos, os Legislativos terão atuação coesa e uniforme para a tomada de decisões que influenciem e melhorem a vida de todos”, disse Mochi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Um dos objetivos da Conferência é envolver os parlamentos estaduais em temas de interesse nacional, para que se identifiquem com as inovações e soluções adotadas fora de seus Estados, visando ampliar a área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais. A Unale congrega 26 Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital, e 1.059 parlamentares estaduais.

Moralidade – Nesta manhã, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), palestrou durante a Conferência e defendeu os princípios da ética e da legalidade no exercício das funções públicas. “Tudo passa pela ética. A administração pública está alicerçada no princípio da legalidade, da transparência. A moralidade tem íntima ligação com a ética”, destacou.

O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências e atualização profissional. Este ano, a Conferência tem a participação de 14 entidades que atuam em prol do fortalecimento do Poder Legislativo, debatendo temas como regras de cerimonial, escolas do legislativo e de contas, consultorias legislativas, taquigrafia e polícia do legislativo.

Comentários

comentários