MS registra 3,3 mil novos casos de Aids em seis anos de acordo com Secretaria de Saúde

O dia 01 de Dezembro é marcado pela luta mundial contra a Aids e o vírus HIV. E 2016 é marcado pela criação do Dezembro Vermelho, um mês inteiro de ações de incentivo à prevenção e combate a esta doença em todo o Brasil.

A principal forma de combate é a prevenção, mas o tabu social aliado ao início cada vez mais precoce da vida sexual ainda são obstáculos na luta contra a Aids. De janeiro de 2010 até 21 de novembro deste ano, 3.357 pessoas adultas foram diagnosticadas com a doença em Mato Grosso do Sul, que participa nesta quinta-feira (1º) de atividades alusivas a mais um dia mundial voltado a combater a síndrome, ainda sem cura.

infoptaids

Do total de novos casos no Estado de 2010 para cá, 1.458 são em Campo Grande. Os números são da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

De acordo com dados divulgados na quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, 827 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectados.

APOIO

Como a Aids é uma doença que assola um contingente grande de pessoas, existem muitas instituições que acompanham e dão assistência aos cidadão que contraíram o vírus e aos familiares.

É o caso da Associação Franciscanas Angelinas (Afrangel) – Lar das Crianças Vivendo com HIV/AIDS. A instituição presta apoio social à crianças que são portadoras ou que convivem com algum familiar que tenha o contraído.

A Assistente Social da instituição, Juciele Costa, conta como o trabalho é feito e de que a forma a instituição é mantida. “Nós temos convênio com os governos estadual e municipal, mas a nossa maior fonte de renda são as doações da população em geral. Nós atendemos aqui 47 crianças, temos um ônibus que pega as crianças em casa e ficam aqui o dia todo, as que tem idade escolar, nós levamos e buscamos na escola.”

afrangelA casa que possui trabalho de freiras da Igreja Católica, depende muito das doações principalmente neste fim de ano. Pois a Afrangel faz cestas básicas para as famílias das crianças com intuito de dar mais apoio ainda além do atendimento.

A Afrangel conta com vários canais de atendimento ao público. A instituição pode ser contada pela página do Facebook, pelo email da Afrangel, maiores informações pelo telefone (67) 3365 – 0590.

As doações podem ser feitas diretamente na instituição ou pelas contas bancárias:

Banco do Brasil                                                          Caixa

Agência: 2959.9                                                        Agência: 1464

Conta: 22193-3                                                        Conta: 2980-8

Operação: 003

A Afrangel fica na Rua do Seminário, número 2170, no Jardim Seminário.

Comentários

comentários