Mais de 70 bolivianos são flagrados entrando no Brasil ilegalmente

Setenta e quatro bolivianos foram flagrados pela Polícia Federal de Corumbá tentando entrar irregularmente no Brasil na noite de sábado (13). Os policiais federais barraram o grupo durante fiscalização a três ônibus que seguiriam até São Paulo. A abordagem aconteceu no posto fiscal do Lampião Aceso, na rodovia BR-262.

Flagrante ocorreu no posto fiscal do Lampião Aceso, na BR-262
Flagrante ocorreu no posto fiscal do Lampião Aceso, na BR-262

Segundo o diarionline, o grupo foi levado para a delegacia da Polícia Federal, onde os imigrantes foram multados em R$ 165 antes de serem levados de volta para a Bolívia. Eles só poderão ingressar novamente mediante pagamento da multa e a regulamentação da documentação.

A PF informou que o boliviano precisa tão somente da identidade e da entrada na imigração na fronteira. Ele tem que se apresentar, dar o motivo da viagem, apresentar passagem de ida e volta no caso de viagem a turismo. Aí ele tem autorização e tem um período para ficar no território nacional. Se não entrar com essa documentação está ilegal. Mas, também há a questão do fronteiriço. Na região de fronteira, a pessoa pode entrar e sair com documento especial de fronteiriço, mas para ir além de 50 quilômetros tem que ter a entrada regular.

Além dos 74 bolivianos em situação irregular, também estavam nos ônibus outros 36 passageiros da mesma nacionalidade, mas todos eles apresentaram o documento de entrada no Brasil. A empresa de ônibus informou que não é de sua atribuição verificar a autorização de entrada dos estrangeiros.

Comentários

comentários