Jogos Escolares batem recorde de participantes em MS

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Mais de mil atletas, técnicos e staff de 79 equipes estarão em Coxim, a partir de 30 de abril, para os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems). O número de participantes é recorde. A disputa será nas modalidades basquete, handebol e no vôlei (Masculino/ Feminino).

“Estamos bastante satisfeitos porque essa é a resposta dos municípios de que estamos fazendo um bom trabalho, tanto na organização dos jogos quanto no estímulo à prática esportiva e à participação em competições. Também é mostra de que estamos conseguindo interiorizar ainda mais nossas ações”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Prof. Me. Marcelo Ferreira Miranda.

A equipe de trabalho que assumiu a fundação, em 2015, implementou uma série de mudanças nos Jems. Destaque para estrutura oferecida as equipes e a duração das competições. “As equipes passaram a ficar em hotéis; a alimentação foi equilibrada e com produtos de qualidade; os estudantes puderam se conhecer e se divertir no Centro de Convivência especialmente preparado com jogos, vídeos e apresentações musicais; e, principalmente, puderam jogar mais pois, mesmo quando não se classificam, as equipes continuam na cidade disputando as demais colocações”, explicou o gerente de Desenvolvimento, Desporto e Lazer Prof. Me. Paulo Ricardo Nuñez.

O resultado das melhorias foi a confirmação de participação de 1006 pessoas de 25 municípios. Serão 843 atletas: 434 meninos e 400 meninas. Como forma de reconhecer o empenho das cidades, das escolas e das equipes, a Fundesporte irá premiar com kit esportivo, a maior delegação, e com uma placa do atletas de destaque da final.

No basquete, Ponta Porã defende o título, no masculino, contra 11 equipes. No feminino, Três Lagoas briga pelo tri contra 8 adversários. No handebol, querem quebrar a hegemonia de Dourados, 24 equipes. No masculino, são 13 na disputa. No feminino 11. Foi nesse naipe, o maior aumento da participação. O número de cinco times em 2015, cresceu 120%.

No vôlei, Ponta Porã também terá caminho longo para manter a sequência de títulos. As meninas enfrentam 17 times e os meninos 15.

Participam da etapa Coxim dos Jems – Basquete, Handebol e Vôlei equipes de Água Clara, Aquidauana, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim (sede que pode inscrever duas em de cada modalidade), Dourados, Ivinhema, Jardim, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Terenos e Três Lagoas. Competem nas três modalidades, no masculino e no feminino: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju e Ponta Porã.

A disputa dos Jems é entre times de escolas públicas e particulares, com atletas de 12 a 14 anos, e serve como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude – etapa 12 a 14 anos. Os vencedores integram a delegação de Mato Grosso do Sul na competição marcada para setembro, em João Pessoa (PB).

Comentários

comentários