Japoneses devem retomar compra de carne brasileira em agosto

O governo japonês enviará, em agosto, um grupo de técnicos ao Brasil que inspecionarão laboratórios, frigoríficos e fazendas para acelerar a abertura do mercado do país à carne brasileira.

06JAPAO

A expectativa é de que, no próximo mês, as barreiras impostas pelo Japão sejam superadas. A informação foi divulgada hoje (6), em nota, pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária.

Segundo o ministério, a medida representa um avanço nas negociações entre os dois países. A ministra Kátia Abreu está no Japão, onde cumpre uma extensa agenda de trabalho.

Além de negociar a ampliação do comércio com o Brasil, Kátia Abreu busca a parceria dos japoneses para projetos como o Programa de Investimento em Logística. Segundo ela, as barreiras à exportação de carne bovina aos japoneses serão superadas até agosto.

“Sabemos da preocupação do Ministério da Saúde. Por isso, queremos, com muita compreensão, que o governo japonês conheça de fato o sistema brasileiro de defesa, porque temos certeza que eles eliminarão suas preocupações. Nada hoje é mais importante para o ministério do que aprimorar o sistema de defesa animal e vegetal”, disse Kátia Abreu à vice-ministra da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Keiko Nagaoka.

A vice-ministra informou que o assunto será encaminhado de forma proativa. “Hoje trocamos muitas informações importantes em nível técnico. Gostaríamos de dar andamento a essa discussão de forma proativa”, disse Keiko Nagaoka, de acordo com a nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

AGÊNCIA BRASIL

Comentários

comentários