Japão coloca Exército em alerta por possível teste de míssil da Coreia do Norte

Japão coloca Exército em alerta por causa de anuncio de lançamento de míssil feito pela Coreia do Norte - Foto Reuters
Japão coloca Exército em alerta por causa de anuncio de lançamento de míssil feito pela Coreia do Norte – Foto Reuters

O Japão colocou seu Exército em alerta por um possível lançamento de um míssil balístico da Coreia do Norte, após indicações de que o país estaria preparando um teste, disseram nesta sexta-feira (29) duas pessoas com conhecimento direto da ordem à Reuters.

Charge sobre o ditador norte-coreano, Kim Jong-Un e sua obsessão belicista nuclear. (Por Regi)

“Atividades crescentes no local de mísseis da Coreia do Norte sugerem que pode haver um lançamento nas próximas semanas”, disse uma das fontes. Ambas pediram anonimato porque não são autorizadas a falar com a mídia.

A tensão aumentou no leste asiático neste mês após o quarto teste nuclear da Coreia do Norte, desta vez com o que o país disse ser uma bomba de hidrogênio.

Um teste de míssil realizado tão próximo do teste nuclear iria aumentar a preocupação de que a Coreia do Norte planeja colocar ogivas nucleares em seus mísseis, conquistando a capacidade de realizar ataques contra a Coreia do Sul, Japão e possíveis alvos distantes, como a costa oeste dos Estados Unidos.

O ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, ordenou que destróiers Aegis que operam no Mar do Japão estejam prontos para atingir quaisquer projéteis norte-coreanos que seguirem para território japonês, disseram as fontes.

Nakatani, perguntado durante entrevista coletiva se o Japão deveria derrubar qualquer míssil norte-coreano, disse: “Iremos tomar providências para responder, mas irei me abster de revelar medidas específicas por conta da natureza da situação.” (R7)

Comentários

comentários