Irmão do terrorista de atentado em Bruxelas estará nas Olimpíadas do Rio

O belga Mourad Laachraoui, irmão caçula de Najim Laachraoui, um dos dois homens-bomba que detonaram explosivos no atentado terrorista no aeroporto de Bruxelas, em março deste ano, deixando 11 mortos, garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O atleta conquistou o título europeu de taekwondo em Montreux, na Suíça e irá defender as cores da Bélgica em busca de uma medalha olímpica, a partir de 5 de agosto, pela categoria até 54kg.

Mourad Laachraoui é irmão de homem-bomba de atentado na Bélgica - Foto: Getty Imagens
Mourad Laachraoui é irmão de homem-bomba de atentado na Bélgica – Foto: Getty Imagens

De origem marroquina, Mourad derrotou na final o espanhol Jesús Tortosa (6-3). O atleta de 21 anos é apontado em seu país como um dos maiores talentos de sua geração. Em 2015, ele conquistou a medalha de prata na Universíade, em Gwangju, na Coreia do Sul.

Mourad e o seu irmão frequentaram a mesma escola católica em Bruxelas, eram bons alunos e disciplinados, de acordo com o jornal francês “Libération”.

Em 2013, já competindo em torneios de taekwondo pelo mundo, Mourad perdeu o contato com Najim Laachraoui, que viajou para Síria e se radicalizou. Segundo investigações, ele teria ajudado a produzir os dois coletes suicidas usados nos ataques em Paris, em novembro do ano passado, deixando 130 mortos.

As autoridades belgas também confirmaram que Najim, cidadão belga, teria usado uma identidade falsa com o nome de Soufiane Kayal para atravessar a fronteira entre a Áustria e a Hungria, em setembro, ao lado de Salah Abdeslam, suspeito-chave dos atentados de 13 de novembro em Paris, preso apenas em março em uma operação policial no bairro de de Molenbeeck, em Bruxelas. (G1)

Comentários

comentários