Interurbano passará a ligação local em oito cidades de MS

A partir do próximo domingo, dia 30 de outubro, as chamadas de telefones fixos entre 587 municípios vizinhos deixarão de ser cobradas como interurbanas e terão a mesma tarifa das chamadas locais. Em Mato Grosso do Sul, oito cidades serão atingidas pela medida. Os moradores de Dourados e Douradina, por exemplo, não precisarão mais usar o (067) para se comunicar.

Medida beneficiará consumidores das regiões Sul, Nordeste, Sudeste e Norte
Medida beneficiará consumidores das regiões Sul, Nordeste, Sudeste e Norte

Aquidauana e Anastácio, Corumbá e Ladário e Jardim e Guia Lopes da Laguna são os outros municípios afetados.

A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que a mudança resulte em uma redução de 60% no custo desse tipo de ligação nessas localidades. Os interurbanos custam em média R$ 0,20 por minuto, ante os R$ 0,08 cobrados por chamadas locais.

A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte. Segundo a Anatel, o benefício real da mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante, já que, além dos planos básicos, as concessionárias oferecem planos alternativos.

As alterações do regulamento sobre áreas locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio e a agência havia dado prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida, que vence neste domingo.

A relação dos municípios afetados pela medida pode ser consultada no site da Anatel.

Comentários

comentários