Ibope aponta segundo turno entre Marquinhos e Rose

Pesquisa eleitoral do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizada em Campo Grande e divulgada neste sábado(01) pela TV Morena coloca o candidato do PSD à prefeitura, Marquinhos Trad, na liderança da disputa, seguido de perto pela candidata tucana Rose Modesto. O atual prefeito, Alcides Berna, segue em terceiro lugar.

ibope

Com margem de erro de quatro pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%, a pesquisa contou com 602 entrevistas feitas na Capital entre os dias 27 e 29 de setembro.

Marquinhos registrou 34% das intenções de voto, enquanto Rose teve 26%. Os números mostram um empate técnico entre os dois. Em terceiro lugar aparece Bernal com 18%. Em quarto apareceu Coronel David (PSC), com 3%.

Na quinta posição, está Marcelo Bluma (PV) com, 2%, Alex do PT, com apenas 1% das intenções de voto está empatado com Athayde (PPS),Pedrossian Filho (PMB), Rosana Santos (PSOL) ,Suél do PSTU.

Os outros candidatos, Aroldo Figueiró (PTN),Lauro Davi (PROS) , Adalton Garcia (PRTB), Arce (PCO), Elizeu Amarilha (PSDC) não foram citados neste levantamento. Brancos e nulos: 8% Não sabe em quem votar 4%.

Rejeição

O Ibope perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum. É a rejeição. Veja os índices.

Alex do PT – 40%
Alcides Bernal (PP) – 35%
Marquinhos Trad (PSD) – 22%
Rose Modesto (PSDB) – 22%
Suél do PSTU – 20%
Athayde Nery (PPS) – 17%
Arce (PCO) – 14%
Coronel David (PSC) – 13%
Marcelo Bluma (PV)- 13%
Pedrossian (PMB) – 3%
Rosana Santos (PSOL) – 13%
Adalton Garcia (PRTB) – 11%
Aroldo Figueiró (PTN) – 11%
Elizeu Amarilha (PSDC) – 11%

VOTOS VÁLIDOS

Pesquisa Ibope aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a prefeitura de Campo Grande:
Marquinhos Trad (PSD) – 38%
Rose Modesto (PSDB) – 29%
Alcides Bernal (PP) – 20%
Coronel David (PSC) – 3%
Alex do PT – 2%
Athayde (PPS) – 2%
Marcelo Bluma (PV) – 2%
Rosana Santos (PSOL) – 2%
Pedrossian Filho (PMB) – 1%
Suél do PSTU – 1%
Aroldo Figueiró (PTN) – 0%
Lauro Davi (PROS) – 0%
Adalton Garcia (PRTB) – não foi citado
Arce (PCO) – não foi citado
Elizeu Amarilha (PSDC) – não foi citado

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pela TV Morena e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-08322/2016.

Comentários

comentários