Iagro recebe cadastramento da safra de soja 2015/2016 até 10 de dezembro

Filipe Portocarrero Petelinkar, Chefe da Defesa Sanitária Vegetal. (Foto: Paulo Francis)
Filipe Portocarrero Petelinkar, Chefe da Defesa Sanitária Vegetal. (Foto: Paulo Francis)

Encerra no próximo dia 10 de dezembro, o prazo para o sojicultor fazer o cadastro do plantio de soja referente à safra 2015/2016, em Mato Grosso do Sul. O cadastramento tem a finalidade de fazer a prevenção, controle e erradicação da doença vegetal denominada de Ferrugem Asiática da Soja.

De acordo com o chefe da Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar, o cadastro é muito importante para a formação de uma base de dados com todos os produtores do Estado, e a partir disso o Iagro possa tomar medidas para a prevenção ou emergenciais em casos de infestação por alguma praça. “O cadastro é para combater a ferragem da soja, mas também é utilizado para fins de defesa vegetal, como a prevenção de lagartas e utilização de agrotóxicos”, explica Filipe.

Filipe frisa que a legislação prevê uma fiscalização anual, que ocorrerá entre os dias 15 de junho a 15 de setembro, de modo que quem esta se cadastrando este ano será fiscalizado somente no ano de 2016, aonde o fiscal vai até a propriedade e verifica se foi feito o cadastro e se existem plantas de soja voluntárias no período do vazio sanitário. “É importante frisar que nesse período não se pode ter plantas de soja vegetando justamente para quebrar o clico da praga no campo”, ressalta o chefe.

O cadastro é feito através do site www.iagro.ms.gov.br, e haverá um link direto onde o produtor fará o acesso por meio de sua inscrição estadual e CPF, para dar prosseguimento ao cadastro. Ao termino da realização do cadastro é gerado um comprovante que deve ser impresso para servir de comprovação do cadastramento no momento da fiscalização.

Paulo Francis

Comentários

comentários