Grupo italiano ensina basquete no São Julião

28sjUm grupo com 13 voluntários italianos, da cidade de Turim, encerra hoje as aulas do projeto social “Treino de Basquete”, que além da prática esportiva oferece curso de Italiano Básico e de Cidadania aos alunos da Escola Estadual Padre Franco del Piano – instituição localizada no Hospital São Julião de Campo Grande.

Em sua 12ª edição, o projeto acontece anualmente durante as férias escolares do mês de julho. Neste ano, 280 crianças participam das aulas, que terminam hoje, depois de duas semanas de atividades.

No próximo sábado, será realizado um torneio de confraternização envolvendo diversas modalidades esportivas, como basquete, futebol e vôlei. Os jogos serão disputados com equipes de outras escolas, no ginásio da escola Padre Franco del Piano.
Segundo a diretora da escola, Anjela Regina de Ramos, além da prática esportiva, o projeto também estimula na formação de cidadãos no ato do voluntariado.

“Temos 29 ex-alunos que participaram do curso em outras edições e que há três anos vêm participando como voluntários”, exemplifica.

Outro ponto importante são as aulas de cidadania, oferecidas dentro do projeto. “Resgata os valores humanos, como amizade e o respeito. Ensinam também a seguir as regras da sociedade”, ressalta Anjela.

O projeto “Treino de Basquete” é da ONG Oasi, sigla que em italiano siginifica “Hora amigos, sempre juntos”. A primeira edição aconteceu em 2004, sob a coordenação de Bruno Gunter, que trouxe a ideia para a Capital.
Ele morreu em 2009, mas os amigos continuaram com as atividades a pedido do próprio idealizador “que tinha o sonho de que o projeto não parasse após sua morte”.

Comentários

comentários