Governador destaca ações para a reestruturar o sistema penitenciário

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que tem buscado a reestruturação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para promover a segurança do servidor público e a dignidade da população carcerária do Estado, que ultrapassa os 14 mil detentos.

Reinaldo Azambuja durante discurso a agentes penitenciários e autoridades da Segurança Pública (Foto: Chico Ribeiro )
Reinaldo Azambuja durante discurso a agentes penitenciários e autoridades da Segurança Pública (Foto: Chico Ribeiro )

Nesta segunda-feira (21), Reinaldo discursou para uma plateia formada por agentes penitenciários e autoridades da Segurança Pública durante solenidade em comemoração ao Dia do Servidor Penitenciário.

Segundo ele, para promover a valorização de servidores é necessário organizar o sistema com a abertura de novos concursos, compra de equipamentos e qualificação dos agentes.

Já para melhorar as condições dos detentos, o Estado deve incentivar projetos de ressocialização, como o já existente com o Tribunal de Justiça do Estado – que reforma escolas com mão de obra presos.

O governador ainda destacou ações do Executivo para a reestruturação de toda a administração estadual. “Governos e mandatos têm fim, mas as estruturas de Estado, organizadas e eficientes, perduram e transcendem a qualquer governo”, falou.

Atualmente, a Agepen conta com pouco mais de 1,4 mil funcionários que trabalham em 45 unidades prisionais de 18 cidades de Mato Grosso do Sul. Três presídios estão em processo de construção no Estado, o que vai gerar a abertura de mais de 1,6 mil vagas no sistema penitenciário.

Homenagem

Servidores da Agepen e autoridades civis, militares e eclesiásticas foram homenageadas com a Medalha Patrono Ramez Tebet durante a solenidade alusiva ao Dia do Servidor Penitenciário – comemorado no dia 25 de setembro.

Entre os agraciados estavam o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, e o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciário de MS, André Luiz Garcia Santiago.

Durante a entrega da honraria, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, parabenizou os servidores da administração penitenciária destacando o trabalho que a equipe realiza com dedicação, responsabilidade, esperança e reconhecimento.

O governador também parabenizou a classe e agradeceu a “dedicação e o empenho de todos” para um sistema penitenciário mais seguro e eficiente.

Comentários

comentários