Google lança app com espaço ilimitado e arquivo 'inteligente'

O Google anunciou nesta semana um novo aplicativo de gerenciamento de fotos para o sistema Android, que terá espaço virtual ilimitado para fotos e vídeos. Chamado Fotos, substituirá a seção de imagens anteriormente embutida no app da rede social Google+, com novidades na organização dos arquivos e backup “inteligente”.

Aplicativo foi lançado essa semana - Foto: Google
Aplicativo foi lançado essa semana – Foto: Google

A ideia principal é que o app para Android e iOS “centralize” todas as fotos que tem o usuário, e evitar que ele tenha de apagar arquivos por causa da falta de espaço, segundo a empresa. Para isso, o aplicativo envia automaticamente as capturas para a “nuvem'”, um armazenamento virtual na internet, tanto as presentes no celular quanto no computador.

O processo, popularizado notadamente pela empresa Dropbox e também oferecido por Amazon (com o Cloud Drive), Apple (iCloud), Microsoft (One Drive) e Yahoo (Flickr), usa a conexão à rede e pode levar muito tempo, dependendo da velocidade e do tamanho do arquivo.

Para tentar solucionar parte do problema, o envio automático enviará só uma cópia comprimida no caso de fotos acima de 16 Mpixels e no de vídeos acima de 1.080p imagens com resolução abaixo disso são enviadas no original, sem redução.

Segundo o Google, não há perda de qualidade no processo de compressão, uma técnica que usa um algoritmo para reorganizar a informação digital de um arquivo e quase sempre apagar dele os bytes “vazios” ou redundantes (áreas totalmente claras ou escuras, por exemplo), tornando-o menor em tamanho.

A fim de facilitar a organização das imagens, o app terá os modos de organização por data, assunto (praia, por exemplo) e pessoa fotografada. Para isso, o serviço usará algoritmos de interpretação de imagens, diz a empresa.

Navegar por imagens do mesmo assunto poderá ser feito por meio da busca. Durante a apresentação, a empresa usou o exemplo “baseball’, que trouxe resultados de imagens relacionadas ao esporte e selecionadas automaticamente.

O Google Fotos terá ainda uma ferramenta de auxílio para o usuário que desejar ser aconselhado sobre técnicas de fotografia no momento do registro a opção pode ser desligada. O ‘assistente’ também alertará o dono do aparelho quando houver pouco espaço disponível para guardar mais imagens e sugerirá apagar arquivos que já tiveram seu upload feito.

Duas funções herdadas do organizador de imagens do Google+ são as “histórias” (narrativas on-line criadas a partir das fotos e vídeos e da informação sobre a localização desses arquivos, se disponível) e as fotos automaticamente editadas.

Vídeos também serão editados automaticamente (arquivos originais mantidos) para manter só as partes mais importantes.

Comentários

comentários