Gerente de Inspeção da Iagro alerta sobre os prazos de vacinação da Febre Aftosa

O programa Capital Meio Dia de hoje(01), da rádio Capital FM, conversou com o Gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Rubens de Castro Rondon. O gerente explicou sobre como funciona os prazos de vacinação e de declaração da vacinação da Febre Aftosa nas regiões do planalto, fronteira e pantal.

Ele relembra que o estado de Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre da Febre Aftosa no ano de 2008, porem a zona de fronteira permaneceu sem o status até 2011. “O estado obtinha o status de estado livre da doença com a vacinação mas devido aos últimos focos de Febre Aftosa registrado no ano de 2005 e 2006 essa condição foi perdida. Hoje todo estado de Mato Grosso do Sul possui o certificado de livre da doença”, afirma Rubens.

Ele informa que através do site da Iagro o produtor rural pode fazer via internet diversas operações como o controle de vacinação, consulta do saldo dos seus animais, e a emissão de guia de transito animal da GTA. Para ter acesso o solicitante deve realizar o cadastro atualizado no órgão, onde o produtor deverá comparecer a uma agencia da Iagro portando seus documentos pessoais para confecção de um login onde ele poderá acessar sua pagina.

Paulo Francis

Comentários

comentários