Fundação de Cultura leva Rota Cine MS para Coxim

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), leva nesta sexta-feira e sábado (23 e 24) o projeto Rota Cine MS para Coxim. Esta iniciativa há nove anos percorre as cidades do interior do Estado apresentando e difundindo, em formato de arte-educação, a produção audiovisual de Mato Grosso do Sul e do Brasil, democratizando o acesso à experiência audiovisual.

O Rota Cine MS promove exibições gratuitas e oficinas. Somando valores e promovendo o desenvolvimento humano através da arte, o Projeto Rota CineMS mostra a cara do Brasil aos espectadores, proporcionando a magia dos sons e imagens. Aborda assuntos históricos, socioculturais, políticos, ambientais, situações, paisagens, trilhas sonoras e personagens da cultura popular brasileira.

A programação em Coxim tem como objetivo mostrar aos professores como utilizar o cinema em sala de aula. Na ocasião, serão abertas as inscrições do curso de formação “Cinema nas Escolas” que será realizada para esse público nos dias 21, 22 e 23 de outubro em parceria com o Museu de Imagem e Som de MS (MIS).

Programação

Local: Cine Viva
Coxim – MS

Sessões:
Dia: 23/09 – sexta

19h – Mostra de Animação Infantil Brasileira – Lendas e Folclores
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Por possuírem conteúdo sensível e inteligente, as animações nacionais são ricas em mensagens positivas e reflexivas, que representam nossa sociedade e cultura e ajudam as crianças a exercitar sua imaginação e a valorizar a cultura nacional.

20h – Narradores de Javé
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Ficha técnica: Gênero: Comédia Idioma: Português Duração: 102min Ano: 2003

filme-narradores-de-jave

Dia: 24/09 – sábado
15h – Caá, A Força da Erva
Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O documentário “Caá – A Força da Erva” conta a história do ciclo da erva mate que ocorreu na fronteira de MS com o Paraguai. Uma história emocionante que desbravou e desenvolveu nossa região e deixou marcas em nossa cultura.
Ficha Técnica: Direção: Lú Bigatão Duração: 55 min

16h – Planuras
Classificação: Livre

Sinopse: A partir da ressignificação mítica, imaginária, histórica e do testemunho de seus residentes, o filmensaio PLANURAS revela uma paisagem que “delira” com seu ciclo de inundações extremas. Tal fenômeno determina uma cultura singular de resistência e constante adaptação para o homem que ali vive desde os tempos mais remotos. O cenário é a vastidão da maior planície inundável da Terra, o Pantanal.
Ficha Técnica: Argumento, Direção e Direção de Fotografia: Maurício Copetti Duração: 49 minutos

filme-planuras-02

17h – Quanto vale ou é por quilo?
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.
Ficha técnica: Gênero: Drama Idioma: Português Duração: 108min Ano: 2005

19h Saneamento Básico, O Filme
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a ideia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.
Ficha técnica: Gênero: Comédia Idioma: Português Duração: 112min Ano: 2007

Comentários

comentários