“Férias no Memorial da Cultura” é opção para a garotada e oficina de preservação de papel para os adultos

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Uma ótima opção para a garotada se divertir e aprender um pouco mais com as oficinas de férias oferecidas pela Fundação de Cultura do  Estado por meio da Gerência de Patrim^nio Histórico e Cultural com parcerias entre a Secretaria de Educação e IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ) com o projeto “Férias no Memorial da Cultura” que também irá contemplar a Oficina de Preservação de Papel para os adultos promovida pelo Arquivo Público Estadual.

As atividades acontecem de 18 a 22/07 das 8h às 11h no período da manhã e  a tarde a partir das 14h. Oficina de Bexiga, Jogos Lúdicos, Dedoche e Contação de História, entre outras, bem com uma programação com filmes infantis no MIS (Museu da Imagem e do Som) irão entreter as crianças, ao mesmo tempo que também se promove a socialização entre elas. As inscrições já podem ser feitas pessoalmente na biblioteca ou pelo telefone 3316-9161. A faixa etária para participar das atividades é a partir de 05 anos de idade, que participarem dos eventos da Biblioteca Isaias Paim.

O brincar é fundamental no processo de desenvolvimento. Através das brincadeiras a criança desenvolve a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas, o raciocínio, a criatividade e a inteligência. Já os jogos lúdicos ajudam a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece a personalidade além de estimular o corpo e ainda trabalha a socialização e a criatividade.

Roseli Souza Nogueira, pedagoga responsável pela oficina de Dedoche explica que  são fantoches de dedos que são ótimos recursos para tornar as histórias contadas mais interessantes. “Por suas cores e movimentos das mãos, os dedoches estimulam a memória, o raciocínio, a criação e é uma alternativa para educar de forma lúdica e divertida, pois podem usar a imaginação e a criatividade para inventar lindas historias”, destaca Nogueira.
E a contação de história incentiva o gosto pela leitura através de histórias contadas, estimulando a imaginação e criatividade das crianças. A contação retrata pessoas, lugares, acontecimentos, desejos e sonhos, favorecendo o processo da aprendizagem. Além de repassar a cultura através de pequenas histórias, torna as crianças mais desinibidas e participativas.

Já os filmes a serem exibidos durante a semana irão contemplar a temática infantil, curtas e longas levarão a garotada a se maravilhar com a sétima arte. O destaque irá para as primeiras sessões que irão ocorrer às 14h e serão voltados para as crianças de colo até seis anos e os pais ainda terão um espaço reservado na Biblioteca Isaias Paim com publicações voltadas para o universo maternal-infantil até os sete anos.

Essas atividades oferecidas pela Fundação de Cultura é uma forma de dar aos pais ou responsáveis uma alternativa para o período de férias, ao mesmo tempo em que busca incentivar os pequenos a importância da leitura, já que estando dentro do ambiente e do contato com os livros, isso se torna propício.

Já de 18 a 20 de julho acontece a Oficina de Preservação de Papel que será oferecido pelo Arquivo Público Estadual irá abordar as formas de higienização dos documentos, como protegê-los contra os fungos, bem como a correta organização dos mesmos, “quanto melhor se acondiciona um documento, mais irá se prolongar a sua durabilidade”, explica a historiadora Giane Maria Giacon que irá ministrar o curso. As inscrições serão feitas através do e-mail [email protected] ou no 3316-9167. O curso completo  tem a duração de 4h  das 13h30min  às 17h30min e  serão ofertadas 8 vagas por dia.

Programação

Biblioteca Isaías Paim

18/07 (segnda-feira)

Brincadeiras tradicionais e jogos lúdicos e educativos

Ministrante: Ellen Fernanda Silveira da Silva

19/07 (terça-feira)

Oficina de bexigas com rodas de leitura

Ministrante: Amanda Beatriz Ribeiro

20/07 (quarta-feira) e 21/07 (quinta-feira)

Oficina de Dedoche

Ministrantes: Kelly Rodrigues Conçalves/ Roseli Souza Nogueira

22/07 (sexta-feira)

Contação de história

Ministrante: Ciro Ferreira

Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul

18,19 e 20/7

Oficina de Preservação em Papel

Ministrante: professora Giane Maria Giacon

Público: 08 vagas por dia

As inscrições serão feitas através do e-mail [email protected] ou no 3316-9167

 Museu da Imagem e do Som – MIS

 18/07 Segunda-feira

14 h – Sessão de curtas

 15 h – Filme: O Pequeno Nicolau

França e Bélgica

2009 -1h 30m

Direção: Laurent Tirard

15h 20 – Oficina: Pintura roteiro releitura

15 vagas

19/07 Terça-feira

14 h – Sessão de curtas

15 h- Filme: Zarafa

França/Animação

2012 -1h 18m

Direção: Remi Bezançon – Jean-Christophe Lie

15 h 20

Oficina: Brinquedos ópticos-Taumatrópio

15 vagas

20/07- Quarta-feira

14 h Sessão de curtas

 15 h Filme: O Conto da Princesa Kaguya

Fantasia/drama

2013 – 2h 17m

Direção: Isao Takahata

15 h 20 Oficina: Stop Motion  (se puder traga máquina fotográfica ou smartphone)

15 vagas

21/07 Quinta-feira

14 h – Sessão de curtas

 15 h Filme: O Castelo Animado

Fantasia/drama

2004 – 1h 59

Direção: Hayao Miyazaki

15 h 20 – Oficina:Brinquedos Ópticos

15 vagas

22/07 Sexta-feira

14 h Sessão de curtas

 15 h Filme: Brasil animado

Animação

2004 – 1h 18

Direção: Mariana Caltabiano

15 h 20 Oficina: Brinquedos ópticos-Flipbook

15 vagas

 23/07 Sábado

7h30

Caminhada Fotográfica “Um olhar pelo centro histórico de Campo Grande”

Saída no memorial da Cultura

(levar água, boné, e traje adequado para caminhada e se puder máquina fotográfica ou celular com foto)

Comentários

comentários