EUA superam Arábia Saudita na produção de petróleo em 2014

Os Estados Unidos registraram o maior crescimento em nível mundial na produção de petróleo e ultrapassaram a Arábia Saudita na liderança do setor em 2014, informa o estudo anual sobre energia da BP, apresentado hoje (2) em Lisboa. O BP Statistical Review of World Energy 2015 é uma das publicações de referência mundial do setor energético.

A produção doméstica de petróleo chegou a 7,7 milhões de barris diários
A produção doméstica de petróleo chegou a 7,7 milhões de barris diários

William Zimmern, responsável pelos estudos da petrolífera britânica, disse que desde 1975 isso não ocorria.

“Os EUA registraram o maior crescimento em nível mundial na produção de petróleo, tornando-se o primeiro país a aumentar a produção em pelo menos 1 milhão de barris por dia durante três anos consecutivos e assumindo o lugar da Arábia Saudita como maior produtor do mundo”, adiantou.

Essa alteração teve efeito nos preços do petróleo, bem como uma mudança da ordem econômica global, isso porque os Estados Unidos “já não são o maior importador de energia, sendo atualmente a China”, disse William Zimmern.

Com a Europa recuando no consumo do petróleo, devido à contração econômica e os Estados Unidos importando cada vez menos petróleo e gás, a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve-se inalterada e a participação do cartel na produção global caiu para 41%, o nível mais baixo desde 2003″, observou o estudo.

Em termos globais, o crescimento da produção de petróleo no ano passado “foi mais que o dobro do consumo mundial, com aumento de 2.1 milhões de barris diários, ou seja, 2,3%”, mostra o estudo, acrescentando que, “à exceção do carvão”, registrou-se em 2014 “um aumento na produção de todos os combustíveis”.

AGÊNCIA BRASIL

Comentários

comentários