Etiene Medeiros é flagrada no antidoping e pode ficar de fora do Rio 2016

A nadadora Etiene Medeiros corre risco de ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A atleta foi flagrada em exame antidoping, no último dia 8 de maio, e após pedir a contraprova acabou se confirmando o uso de uma substância proibida. A infração teria acontecido por conta de um medicamento para asma. O controle é de responsabilidade da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Ouro no Pan, Etiene Medeiros pode ficar de fora das Olimpíadas no Rio de Janeiro (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Ouro no Pan, Etiene Medeiros pode ficar de fora das Olimpíadas no Rio de Janeiro (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Em contato com o advogado da atleta, Marcelo Franklin, a reportagem foi informada de que ele só irá se pronunciar após receber a notificação oficial.

Etiene estava com a Seleção Brasileira na Europa onde os atletas se preparam para as Olimpíadas do Rio de Janeiro competindo no Circuito Mare Nostrum. Após a etapa da França, a nadadora não entrou na água em Barcelona para competir os 50m e 100m livre, além dos 50m e 100m costas e os 100m borboleta.

Aos 25 anos, a atleta sofreu para conseguir o índice olímpico. No Aberto de Palhoça ela acabou falhando e ficando sem o tempo necessário para competir nas Olimpíadas a prova que é sua especialidade: os 100m costas. A classificação para o Rio 2016 só aconteceu mais tarde, no Troféu Maria Lenk, quando cravou 1min00s00 na fase eliminatória e, posteriormente, conquistou o ouro ao bater com 1min00s11.

Etiene também se destacou por ter se tornado a primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. O feito histórico aconteceu no ano passado, quando foi a mais rápida nos 100m costas em Toronto, com o tempo de 59s61. A marca também acabou tornando Etiene a recordista sul-americana. No mesmo ano, durante o Mundial de Kazan, a atleta também garantiu excelentes resultados, chegando ao pódio e faturando a medalha de prata nos 50m costas.

O Sesi, clube que Etiene defende, divulgou um comunicado oficial apoiando a atleta nesse momento conturbado de sua carreira. A instituição enalteceu os feitos da nadadora e sua trajetória no esporte.

“A nadadora Etiene Medeiros é um dos orgulhos do Sesi-SP. Campeã mundial, medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos e recordista em diversas provas, Etiene é um exemplo para centenas de atletas e milhares de alunos do Sesi São Paulo. Sua trajetória, uma história de esforço, dedicação e seriedade, mostra que vale a pena apostar no esporte e investir na formação dos nossos jovens. Nós, da família Sesi-SP, estamos do lado da nossa atleta, e torcendo por nossa campeã, que irá nos representar nos Jogos Olímpicos do Rio e lutar por mais medalhas para o Brasil”, escreveu. (Gazeta Esportiva)

Comentários

comentários