Especialista em Gestão 3.0 ensina estratégias de como motivar os funcionários da sua empresa

(Foto: Kerolyn Araujo)
(Foto: Kerolyn Araujo)

A instabilidade financeira que ronda o País, tem despertado incertezas e preocupações que podem influenciar não só as relações familiares, mas também o ambiente de trabalho. Em meses na qual demissões ultrapassam 23% comparado ao último trimestre, segundo dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as empresas e os profissionais precisam se adaptar à nova realidade do mercado, mantendo seu quadro de funcionários enxuto e criando estratégias que gerem mais resultados.

De acordo com Jenifer Terra, gestora de uma empresa de desenvolvimento de softwares na Capital e especialista em Gestão 3.0, um dos principais pontos as ser trabalhado é o engajamento da equipe através de objetivos claros e auto-organização. “Nós trabalhamos com a Gestão 3.0, que é um conceito que muda um pouco a forma das empresas pensarem. O gestor ou o líder deixa de atuar em cima das pessoas para atuar sobre o ambiente, de modo que forneça condições para que o funcionário desenvolva o seu trabalho, dando muito mais autonomia, mais liberdade, para elas se sintam bastante engajadas e responsáveis”, conta a especialista. 

Jenifer ressalta que desde modo, com todo o suporte necessário os colaboradores produzem muito mais e não se sentem apenas cobrados ou vigiados pelos seus gestores. “ Então nós tiramos um pouco aquele conceito antigo de que algumas pessoas pensam e outras executam, e levamos o pensamento para todo mundo, onde todos precisam analisar, refletir sobre suas funções, melhorar no que precisa e ter autonomia para isso principalmente, para que as pessoas estejam engajadas neste processo”, finaliza a gestora.

Paulo Francis

Comentários

comentários