Espaço voltado ao conhecimento sobre a energia abrirá aos sábados

A partir do dia 1º de agosto, o Espaço Energia da Energisa, abrirá aos sábados pela manhã. Aproveite e convide sua família e amigos para um passeio surpreendente.

Com objetivo de estreitar relações com o público de modo geral, a Energisa Mato Grosso do Sul inaugurou no final de abril em Campo Grande uma iniciativa pioneira, destinada a marcar um inédito trabalho sobre energia elétrica, sua utilização e orientações de consumo: o Espaço Energia.

Espaço está localizado na avenida Afonso Pena.
Espaço está localizado na avenida Afonso Pena.

O Espaço Energia é um ambiente permanente, criado pela equipe de Eficiência Energética da concessionária, que permite aos visitantes se familiarizarem com os princípios da física, história da eletricidade, além de se surpreenderem com experimentos curiosos e atividades lúdicas sobre o uso racional e eficiente de energia.

31gisaLocalizado na principal via da Capital, Avenida Afonso Pena, 3901 – o Espaço Energia está aberto ao público (adulto e infantil).

“O Espaço Energia é mais um compromisso assumido com os sul-mato-grossenses. É assim que trabalhamos. Com inovação e criatividade, mas acima de tudo, com profissionalismo. Mais que um local de atratividade, esse é um espaço educativo, que representa nossa preocupação com o futuro e o respeito ao passado”, destaca Marcelo Silveira da Rocha, Diretor-Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul.

O Espaço Energia possui 220 metros quadrados e sua estrutura ainda conta com área cultural para exposição de obras de arte. A cada três meses, um artista local será prestigiado. O primeiro artista plástico é Ilton Silva, nascido em Ponta Porã, filho da Conceição dos Bugres, uma referência cultural de Mato Grosso do Sul.

O PROJETO

O Espaço Energia amplia o conhecimento sobre energia elétrica. Além da história, apresenta diversos experimentos físicos, protótipos, maquete e um espaço que faz o contraponto de uma residência antiga e outra atual, para efeitos comparativos de consumo e de tecnologia.

O projeto promove a educação e a cultura por meio de sala de vídeo, sala de recreação e exposição de obras de artistas locais.

A iniciativa diversifica a grade de atividades escolares, introduz práticas didático-pedagógicas e contribui para a formação da cultura de combate ao desperdício. Como ferramenta de consciência pública, dissemina a prática de uso racional, noções de segurança e preservação do meio ambiente.

Na programação do Espaço serão ministrados cursos de capacitação sobre energia elétrica para professores municipais com base em material didático da Eletrobrás. Por meio dos treinamentos, os educadores poderão atuar como multiplicadores junto aos estudantes.

A expectativa é que até dezembro de 2015, o Espaço receba aproximadamente 6.000 crianças do ensino fundamental de cerca de 100 escolas municipais, estaduais e particulares de Campo Grande.

Serviço

O Espaço Energia funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos das 8h às 13. As visitas devem ser agendadas pelo telefone 3398-5460.

Comentários

comentários